O que é inventário de estoque e como fazer no seu supermercado


Quer saber o que é inventário de estoque e por que você deve fazer um em seu supermercado?  Primeiramente, o inventário ajuda você a garantir que sempre haverá produtos na prateleira para o cliente encontrar o que precisa. Isso evita perder uma venda por falta de mercadoria disponível.

 

Afinal, o que é inventário de estoque?

De modo geral, é uma contagem de todos os produtos disponíveis no estoque de uma empresa. O objetivo desse processo é registrar, em um sistema de gestão, quais e quantas mercadorias existem no depósito. E existem 2 tipos de inventário:

Inventário rotativo

O inventário rotativo envolve uma contagem periódica de todos os produtos de uma determinada categoria. Ele pode ser feito a cada 7 ou 15 dias, dependendo da necessidade do supermercado.

Inventário geral

Quanto ao inventário geral, ele é uma contagem de todos os produtos disponíveis no estoque, não apenas as mercadorias de uma determinada categoria. Esse processo costuma ser feito a cada 3 ou 6 meses.

 

Por que você precisa fazer o inventário de estoque?

 

Evita comprar produtos que podem ficar encalhados

O inventário de estoque ajuda seu supermercado a saber o número exato dos produtos que estão em falta. Dessa forma, você evita comprar uma quantidade maior de produtos que costuma vender e não fica com mercadoria parada no estoque, correndo o risco de passar da data de validade. Ou seja, você evita desperdício no seu depósito.

 

Possibilita investigar furtos e extravios

O inventário de estoque também te ajuda a identificar possíveis furtos no seu supermercado. Fazendo uma contagem dos produtos, de tempos em tempos, é possível descobrir por que tem produto em falta. Suponha que você realizou a contagem de certo item e identificou que a quantidade dele diminuiu, mesmo sem vendê-lo. Isso pode ser um indicador de furto.

 

Ajuda reter os novos clientes

Fazendo o inventário de estoque, você evita perder clientes por falta de produto disponível. A razão é muito simples: a contagem das mercadorias  ajuda você a saber quais itens estão acabando e a identificar o momento certo para fazer a reposição desses produtos. Dessa forma, ao entrar no seu supermercado, o cliente encontrará o que procura, e você garantirá uma venda.

 

Como fazer um inventário de estoque?

Depois de entender o que é inventário de estoque, é provável que você queira saber os primeiros passos para realizar um em seu supermercado, correto? Então, leia com atenção as 3 dicas a seguir para você saber por onde deve começar!

1. Escolha o tipo de contagem

Seu primeiro passo é escolher o tipo de inventário que vai fazer no seu estoque. Como falamos no início desse artigo, você pode fazer 2 tipos de contagem:

  • Específica: aqui você conta os itens disponíveis de uma categoria, como a de limpeza ou a de bebida;
  • Geral: Aqui você conta todos os produtos disponíveis no seu estoque, abrangendo todas as categorias.

 

2. Use um sistema de gestão de estoque

Nesse processo, é muito importante contar com um sistema de controle de estoque. Afinal, não basta fazer apenas a contagens dos produtos. Você também precisa registrar que produtos são esses, quantos deles existem, etc. A tecnologia te ajuda a fazer isso com muito mais agilidade, guardando os dados para serem consultados depois.

 

3. Envolva uma equipe

Fazer um inventário no seu supermercado é um desafio e tanto. As vezes envolve uma variedade de itens e você precisa fazer uma contagem muito precisa. Por isso que você deve envolver os seus funcionários na contagem dos produtos. Isso vai agilizar o processo. E quando montar as equipes, divida-as por seção e lembre-se de compartilhar um método de contagem com elas.

 

Gostou do conteúdo?

Agora queremos saber o seguinte: você gostou desse artigo ao ponto de querer receber mais dicas para ajudar na gestão do seu supermercado? Se inscreva em nosso blog para ser atualizado sobre os novos conteúdos!

Conteúdo Relacionado


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *