O que é cross-merchandising (e por que ele pode dobrar suas vendas)


Você sabe o que significa cross-merchandising? Cross é uma palavra inglesa que significa “cruzar”. Já merchandising envolve organização de produtos. Juntando as duas definições, temos algo como organizar produtos de modo sincronizado.

O cross-merchandising é um método de organização de produtos. Mas não é qualquer tipo de organização. Nessa técnica, uma categoria específica de produtos deve ficar junto ou próxima com outras categorias de itens que são complementares. Aprenda mais a seguir:


Exemplos desse tipo de organização

Existem diversas maneiras de combinar a venda de produtos complementares:

  • Alimentos com alimentos: um exemplo é colocar queijo ralado próximo ao macarrão;
  • Bebidas com alimentos: nesse caso, você pode colocar o cereais matinais perto do leite;
  • Itens domésticos perto de produtos complementares: um jogo de copo perto de alguma bebida, por exemplo.

A importância do cross-merchandising

Confere visibilidade a produtos novos

Produtos novos recebem visibilidade quando ficam perto dos itens complementares que apresentam muita procura. Na hora de pegar determinado produto de alto giro da prateleira, o consumidor acaba notando que ali perto tem um produto novo. Isso acontece porque ele costuma observar os produtos enfileirados.

Ajuda o consumidor a encontrar produtos com facilidade e rapidez

O cliente encontra produtos com facilidade e rapidez quando o supermercado faz cross-merchandising. Se os produtos complementares estiverem próximos um dos outros, o consumidor não precisará se deslocar frequentemente para encher seu carrinho de compra. Bastará ele observar as gôndolas em volta.

Pode dobrar as vendas

O cross-merchandising influencia na quantidade de itens que os clientes colocam no carrinho. Quem vai a um supermercado para apenas comprar um macarrão, se observar as prateleiras em volta, pode acabar levando uma lata de milho, um extrato de tomate e uma batata palha. Assim, o consumidor acaba dobrando o valor da compra.

Dicas para fazer essa organização no seu supermercado

Use displays

Você sabe o que deve usar para aproximar os produtos em uma estratégia de cross-merchandising? Uma dica é usar displays. Eles podem ser colocados ao lado das gôndolas.

Aproxime produtos complementares em locais diferentes

Combine a venda dos produtos em diversos locais do ponto de venda. Coloque itens complementares um perto do outro no meio dos corredores, na boca do caixa, entre uma seção e outra.

Aproxime produtos de maior margem dos itens de menor margem

Também coloque um produto mais caro perto de um item complementar mais barato. Coloque, por exemplo, a panela de pressão perto da prateleira de feijão. Por ser mais cara, a panela ajuda gerar um lucro maior.

Uma coisa importante

É importante dizer que o cross-merchandising não é o mesmo que venda casada. Seu objetivo é apenas colocar um produto perto de um item complementar. Na venda casada, o consumidor só pode levar o segundo produto se comprar o primeiro.

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