Sortimento de produtos: saiba o que é e descubra como aumentar o lucro do seu supermercado


Você quer aumentar a lucratividade do seu supermercado? Então, você precisa conhecer o que é sortimento de produtos. Com essa informação, você saberá como impulsionar as vendas de cada categoria de itens, como bebidas, biscoitos e papelarias.

Este artigo vai falar sobre esse assunto. Vamos explicar o que é sortimento e trazer um exemplos simples para você entender isso a fundo. Também vamos mostrar por que ele aumenta o lucro e como usar essa ferramenta na organização do PDV. Continue lendo!

Afinal, o que é sortimento de produtos?

O sortimento é a quantidade de itens que seu supermercado tem uma determinada categoria ou seção. Por exemplo, isso abrange quantidade, volume e marca de um mesmo item.

Para exemplificar, imaginemos a categoria de arroz. Nesse contexto, o sortimento envolve o conjunto de marcas de arroz (se tem a marca X, Y e Z). Também envolve se há diferentes tipos de pacote de arroz, como o de 5 quilos e de 1 quilo por exemplo.

Qual a importância da análise de sortimento?

Agora que você já sabe o que é sortimento de produtos, é necessário você saber por que ele é importante para um supermercado. Confira:

  • Ajuda na organização do PDV: sabendo a quantidade de itens que há em uma categoria, você saberá o tanto de espaço físico que precisa disponibilizar para a exposição dos produtos;
  • Evita perdas: o objetivo do sortimento é comercializar apenas os produtos e as marcas de ótimo giro, por isso ele evita que haja estoque parado dentro de cada categoria;
  • Traz lucratividade: um sortimento não deve expor marcas e mercadorias que não são procuradas pelos consumidores, por isso ele favorece o crescimento financeiro do estabelecimento.

Como planejar o sortimento de produtos?

Agora você vai aprender o modo correto de definir os produtos de uma determinada categoria, considerando os pontos mais essenciais para o aumento das vendas.

Cuidado com o excesso de opções

Muitas opções podem confundir o cliente, atrapalhar a experiência de compra e afetar as vendas. Imagine o consumidor entrando em uma categoria de produto que exibe 10 tipos de marcas diferentes. Ele pode ficar confuso e vir a comprar qualquer uma, justamente a marca que tem a menor margem de lucro para o supermercado. Ou seja, um bom sortimento só apresenta as principais marcas dentro daquela categoria.

Apresente produtos e marcas de boa qualidade

Além de trabalhar as opções certas, um bom sortimento considera a qualidade dos itens. Isso envolve olhar para a marca e analisar se ela tem a qualidade adequada para ser posta na prateleira. Para isso, basta ficar atento às exigência do público-alvo do produto. Se está vendendo biscoito, veja se os consumidores preferem algo mais crocante, por exemplo.

Analise as necessidades do público-alvo

Outro ponto essencial a ser analisado é as necessidade dos clientes. Em marketing, todo produto precisa atender a uma necessidade específica. Isso significa que um determinado sortimento precisa comercializar exatamente aquilo que o público-alvo está procurando ou deseja comprar. Portanto, considere a marca e o tamanho dos itens mais levados.

Leve em conta o tamanho do seu estabelecimento

O porte do seu comércio também influencia na organização do seu sortimento. Não faz sentido, por exemplo, vender uma variedade de marcas de um único produto se você tem uma mercearia. Além do espaço físico não comportar, a organização das prateleiras pode ficar confusa. Por isso, foque em um mix que atenda as necessidades básicas dos seus clientes.

Analise o seu sortimento atual e aumente as suas vendas

Agora você já está pronto para analisar o sortimento do seu comércio e verificar se ele está favorecendo o crescimento da lucratividade. Afinal, este artigo explicou o que é sortimento de produtos, além de mostrar a importância dessa ferramenta e listar dicas de como usá-la em um supermercado.

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