Como montar um mercadinho: um planejamento rápido e eficaz


Você quer saber  como montar um mercadinho na sua cidade? O primeiro passo é obter as autorizações necessárias, como o CNPJ e a licença da Vigilância Sanitária. Depois vem outra etapa importante, que  é a escolha do nome do seu estabelecimento.

Obviamente, existem outros passos a serem seguidos. No entanto, esse artigo irá tratar desse assunto. Organizamos um passo a passo simples e rápido para você seguir na hora de montar seu mercado. Leia mais!

 

Defina o local

A nossa primeira dica de como montar um mercadinho envolve a definição do ponto comercial. Para saber se vale a pena montar seu mercado em determinada região, observe os seguintes fatores:

  • A rua é de fácil acesso? Qualquer pessoa consegue chegar ao estabelecimento sem muita dificuldade?
  • Movimentação. A região é bastante movimentada? Há muita circulação de pessoas próxima ao local a ser escolhido?

 

Organize os equipamentos

A escolha dos equipamentos adequados é uma etapa fundamental na hora de montar um mercadinho. Afinal, são eles que vão viabilizar o funcionamento do seu comércio, ajudando na organização do ponto de venda e na exposição correta das mercadorias.

Não sabe quais equipamentos deve comprar? Organizamos uma lista com os equipamentos principais para cada repartição do seu estabelecimento. Confira:

  • Seções: prateleiras, displays, balcões, pontas de gôndolas;
  • Atendimento: checkout caixa de supermercado, balança de checkout, computador, gaveta de dinheiro, maquininha de cartão de crédito e equipamentos de emissão de nota fiscal ou cupom fiscal;
  • Hortifrúti: fruteira, balcão expositor;
  • Açougue: freezer, balança, moedor de carnes.

 

Monte o estoque inicial

O estoque inicial é a quantidade mínima de produtos que seu estabelecimento precisa para começar a funcionar. Para montá-lo, você precisa seguir os seguintes passos:

1. Pense em  Marcas relevantes para seu público

Quais são as marcas que seu público-alvo mais gosta de comprar? Na hora de montar seu estoque inicial, considere esse detalhe. Para isso, defina as variedades de marcas que não podem faltar em cada seção. Por exemplo: descubra quais são as marcas líderes no setor de bebidas, de higiene e de alimentos.

 

2. Monte a Lista de produtos

Depois de conhecer as marcas mais procuradas dentro dos supermercados, organize a sua lista de produtos. Isto é: saiba quais produtos você precisa comprar dentro de cada seção, como tipos de alimentos, bebidas, doces, itens de papelaria, produtos de higiene, etc. (Aqui no blog tem um artigo falando somente sobre isso. Leia mais tarde!).

 

3. Encontre fornecedores

Agora que você já tem noção do que deve comprar para revender, vem a etapa seguinte, que é encontrar empresas que fornecem esses mesmos produtos. Geralmente, mercados de bairro costumam comprar mercadorias dos seguintes fornecedores:

  • Fabricantes;
  • Distribuidores de bebidas e alimentos;
  • Lojas de atacado;
  • Produtores rurais;
  • Ceasas;

 

Coloque preço nas mercadorias

Depois de montar seu mix de produtos, vem o próximo passo: precificar suas mercadorias. Isso significa definir o preço de venda de cada produto  (ou seja: determinar quanto seu produto vai custar para o bolso do consumidor final).

Na hora de calcular seu preço, fique atento a 2 fatores.

  1. Conheça o preço médio dos mercados concorrentes, assim você terá uma noção de quanto custa determinados itens.
  2. Lembre-se de definir um preço que seja atrativo aos olhos dos clientes, e que gere lucro para o caixa do negócio ao mesmo tempo.

 

Faça a organização interna

Outra dica de como montar um mercadinho envolve a organização adequada do estabelecimento. Você precisa saber como expor produtos e dispor as gôndolas corretamente, dentro de cada seção. Para você não errar nessa etapa, aqui vão alguns cuidados que você deve seguir:

  • Coloque produtos de primeira necessidade no fundo da loja;
  • Posicione prateleiras na região do caixa para expor itens de impulso, como balas e doces;
  • Lembre-se de colocar etiqueta de preço em todas as mercadorias;
  • Preocupe-se com o aspecto das carnes, frutas e verduras na hora da exposição.

 

Monte seu mercadinho e comece a vender

Depois de saber como montar um mercadinho, você precisa conhecer alguma estratégia para divulgar o seu negócio e, assim, fazer suas primeiras vendas. Nesse caso, crie campanhas  de marketing, como anúncios nas redes sociais e divulgação por meio de carro de som.

 

Queremos saber se você gostaria de receber outros conteúdos tão úteis quanto esse que acabou de ler. E aí, deseja? Então se cadastre em nosso blog. Tendo seu e-mail aqui, vamos manter você por dentro de novos artigos. Aproveite esse  momento e faça isso agora!

Conteúdo Relacionado


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *