Definindo a lista de produtos para montar uma mercearia


Quer aprender a organizar uma lista de produtos para montar uma mercearia de sucesso? Comece sabendo os produtos básicos que você deve comercializar. Só assim, você consegue atender as necessidades do seu público-alvo. E o resultado será cliente satisfeito, comprando mais em sua loja. Leia esse post até o final e saiba o que não pode faltar no seu mercadinho!

Escolhendo os produtos de cada seção

Fazer uma lista de produtos para montar uma mercearia é um desafio e tanto. Mercadinhos são repartidos por seção, e em cada setor existe um mix de produtos específico.

É bom que você fique atento, durante o planejamento, assim nada fica de fora e você não desperdiça a chance de levar seu cliente até o caixa e lucrar um pouco mais. Veja a seguir o que é preciso vender em cada seção:

Alimentos

Nessa seção, distribua os produtos mais básicos à dispensa de toda família. Certamente você conhece esses alimentos, mas é bom reforçar a informação. Venda arroz, feijão, óleo, trigo, sal, açúcar, fermento, massa de bolo, café, macarrão, extrato de tomate, etc.

Produtos de limpeza

Donas de casa preferem comprar itens de limpeza no mercadinho do bairro. São produtos que não duram muito tempo. É importante que você sempre tenha os principais produtos de limpeza nas prateleiras. Quais? Detergente, sabão em pó, sabão em barra, desinfetante, luva, esponja, balde, pano de chão, vassoura entre outros.

Produtos de higiene pessoal

Também são itens de consumo diário, por isso, o consumidor tende a comprá-los quase toda semana. Para não perder clientes, não deixe faltar sabonete, pasta de dente, desodorante, cremes, gel de cabelo, shampoos, condicionadores, entre outros produtos de cuidado pessoal.

Bebidas e sucos

Nessa seção, não deixe de comercializar as melhores marcas de bebidas do mercado. Recomendamos que venda sucos de caixa, leite, refrigerante, vinhos, cervejas, além de outras bebidas de consumo geral. Encontre um fornecedor completo e barato.

Itens de papelaria

Ainda pensa sobre que vender nessa seção? Aqui vão nossas dicas: agendas, cadernos em diversos tamanhos, blocos de folha, envelopes, canetas, borrachas, caixas de lápis de cor, cartolina, pastas, além de outros materiais escolares.

Utensílios para casa

Conhece os principais itens domésticos que não podem faltar na lista de produtos para montar uma mercearia? Inclua os seguintes utensílios: escorredor de louça, porta-dertegente, panos de prato, jogo de panelas, chaleira, leiteira, fôrmas de bolo, bacias para lavar verdura, escorredor de arroz, latas de lixo em diversos tamanhos, saleiro, colheres, copos e canecas, pratos…

Mini padaria

Defina quem vai fabricar os pães. Será um padeiro próprio? Ou você vai terceirizar e somente assá-los? Em seguida, venda produtos que não podem faltar em uma padaria, como tortas, bolos, salgados… Este artigo vai lhe ensinar como montar uma padaria em poucos passos.

Lojinha de presentes

Organize uma lojinha de presentes no interior da mercearia. Muitas vezes o consumidor é convidado para uma festa (de última hora) e precisa comprar o presente perto de casa. Considere vender os seguintes itens: cartões, bolsas, sandálias, carteiras, cintos, brinquedos, bijuterias, etc.

O que você não pode esquecer

Ao definir sua lista de produtos para montar uma mercearia, não se esqueça de:

  • Selecionar as melhores marcas do mercado;
  • Vender várias marcas de um mesmo item;
  • Comprar verduras, legumes e frutas na CEASA do seu Estado;
  • Comercializar produtos que vão diferenciar você da concorrência.

Pronto, você já sabe como definir uma lista de produtos para montar uma mercearia. Agora quer saber como organizar os produtos nas prateleiras? Leia este artigo aqui!

Conteúdo Relacionado


11 comentários

  1. Tânia Mota Responder

    Excelente dicas , gostei muito me facilitou bastante na hora de escolher os produtos

    • Enio carvalho Responder

      Bom dia Tania, na verdade não é uma resposta é sim um apergunta? Estou pensando em montar um mercadinho e gostaria de saber quais as dificultes encontradas na questão da compras dos produtos. Você comprou com distribuidora das marcas? Você consegui preços melhores ?

  2. Cleide Santos Sena Responder

    Ola boa tarde eu gostaria muito de um dia poder motar um mini mercado no meu bairro pois é um pouco loge do sentro que tem os mercadinhos ate tem alguns aquir no barrio mais do outro lado emfim eu eire montar em minha casa mesmo falei de um quarto um mini mercado ou venda como se chama aquir. Me ajuda brigado.

  3. VALDETE Responder

    OLÁ ,BOA TARDE. ESTOU QUERENDO MONTAR UMA MERCEARIA, O PONTO É MEU.TENHO 10.000,00 PARA COMPRAR PRODUTOS. SERÁ QUE CONSIGO DIVERSIFICAR E COMPRAR O NECESSARIO PARA ABRIR A MERCEARIA?

  4. Malaquias Soares Responder

    Obrigado pelo site, é a minha opinião para começo da atividade; segurei os bons conselho.

  5. Manoel Responder

    Gostei muito da orientação como organizar as prateleira de um minimercado

  6. Fernanda Andrade Responder

    Olá,
    Eu iniciei minha mercearia há uma semana e comecei com um capital inicial de 1.500,00 mas não ficou tão diversificada, quais as dicas que vc pode me dar.
    O que tem saído mais é cervejas e cigarros

  7. celso demetrio Responder

    Estive agora no atacado próximo a minha cidade e vale muito a pena. Tenho um amigo que está para abrir um mercadinho. E ele até pensou em vender o carro dele pra isso. Disse a ele que precisaria pra poder ir ao atacado.

  8. Gerson Responder

    Boa noite estou querendo montar um mercadinho, quais os primeiros passos para eu começar?

  9. Edjane Responder

    Vc tem algum arquivo q possa indicar como a lista da primeira compra para um mercadinho

  10. Tiago Responder

    Produtos da cesta básica, higiene e limpeza são os itens fundamentais para abrir seu negócio, o que não pode faltar é o que o cliente pedir, sugestão, anotar o que o cliente procura que você ainda não tem e introduzir aos poucos, existem três pilares que também são fundamentais precificação nos produtos, limpeza e organização, o atendimento e o preço 5% menor que seu concorrente será seu diferencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *