Guia rápido sobre como evitar perdas em Supermercados


Como você costuma lidar com perdas de mercadorias em seu supermercado? No varejo brasileiro, isso é um problema mais comum do que a gente imagina. Segundo uma pesquisa da Abras, boa parte dos supermercados costuma perder 2,10% de seu faturamento bruto com desperdícios de produtos.

Mas afinal, o que são exatamente essas perdas e quais são seus principais fatores? Esse artigo vai falar sobre esse assunto. Leia com atenção que você vai descobrir como evitar perdas em supermercados de uma maneira eficiente.

O que são perdas?

Você sabe o que são perdas em supermercados? As perdas ocorrem quando o supermercadista compra a mercadoria para seu estoque, e por algum motivo, ela deixa de ser revendida para o consumidor.

Podemos citar alguns exemplos de perdas mais frequentes em estabelecimentos como esse:

  • Frutas, legumes e verduras que estragam facilmente;
  • Itens que deixam de ser vendidos porque tiveram a embalagem danificada;
  • Alimentos que, por não serem vendidos, passam da validade e devem ser retirados das prateleiras.

Quais são as principais causas das perdas?

Afinal, em que momento as perdas mais acontecem? Elas ocorrem muito na hora do recebimento das mercadorias, no manuseio delas, no tempo que elas passam no estoque, nas prateleiras ou no frente de caixa.

Existe uma série de fatores que ajudam a ocasionar essas perdas em um supermercado. Uma causa bastante comum é o furto, que pode vir do consumidor ou até mesmo de um funcionário. Outra é o tempo de vida dos perecíveis, que costuma ser curto. Mas também existem outras causas, e a seguir você fica conhecendo as principais delas:

A grande quantidade de produtos para se contar

A grande variedades de mercadorias no estoque pode ser um fator de perda. Havendo muito produto no estoque, você pode ter dificuldade para conferir a validade e a condição de todas as mercadorias. É possível se esquecer de algum item e acabar ocasionando uma perda por conta disso.

Manipulação descuidada das mercadorias

A maneira como os produtos são manuseados também costuma gerar perdas significativas. Dependendo do produto, se ele for movimentado com muita velocidade, ele pode quebrar, amassar, cair no chão, entre outros pequenos acidentes. Por conta do dano, o produto não poderá mais ser vendido ou exposto na prateleira.

Produto vencido

Outro fator que ajuda a ocasionar perdas em supermercados é o prazo de validade. Uma vez vencido, o produto fica impossibilitado de ser consumido, e consequentemente, de ser comercializado pelo pequeno varejista. E isso ocorre quando o produto fica parado no estoque ou encalhado na prateleira.

O que fazer para evitar perdas no meu supermercado?

Se você não sabe como evitar perdas em supermercados, conhecer as causas que citamos acima é o primeiro passo. Por exemplo, já que produto vencido significa uma perda, fique a tento ao prazo de validade das mercadorias. Uma ideia é criar ofertas promocionais, assim o seu supermercado impulsiona as vendas e evita ficar com produto parado no estoque.

Também existem outras estratégias que você pode adotar. Vejamos algumas das principais:

Faça um inventário

Essa ferramenta é muito importante para ter mais controle sobre seu mix de produtos, afinal de contas ela é uma contagem das mercadorias no Estoque. A partir de um inventário periódico, você saberá quantos produtos existem no estoque, quantos foram vendidos e quantas perdas houveram ao longo das últimas semanas. Desse modo você consegue descobrir a quantidade exata das mercadorias desperdiçadas e o valor exato do seu prejuízo financeiro.

Tenha mais controle sobre seu pedido de compra

Outra dica é ficar atento ao seu pedido de compra. Sempre que fizer a encomenda de novas mercadorias para seu estoque, cuidado para não pedir uma quantidade a mais. Isso é uma maneira de você não comprar uma quantidade de produtos que não costuma refletir a demanda do seus clientes. Assim você evita ficar com mercadoria sem giro, correndo o risco de passar da validade por conta disso.

Treine sua equipe de funcionários

Também treine sua equipe de funcionários, para que ela saiba tomar medidas de prevenção em relação as perdas mais frequentes em seu supermercado. É bom falar que é importante manipular os produtos com atenção, monitorar a validade dos produtos nas gôndolas, conferir a qualidade dos produtos recebidos no estoque, entre outros cuidados a serem seguidos.

Comece a evitar perdas em seu supermercado!

Agora você tem uma boa noção de como evitar perdas em supermercados. Afinal de contas, esse artigo mostrou os principais fatores que geram as perdas de produtos e apresentou maneiras eficientes de você evitá-la em seu estabelecimento.

Quer receber mais dicas que vão te ajudar na gestão do seu supermercado? Aproveite que está aqui e se cadastre em nosso blog! Basta colocar seu e-mail abaixo e vamos manter você por dentro dos novos artigos.

Photo by Jon Tyson on Unsplash.

Conteúdo Relacionado


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *