Vai montar um supermercado? Aprenda tudo sobre margem de lucro agora!


Você sabe o que é margem de lucro e qual é a importância dela para seu supermercado? Saiba que uma margem de lucro calculada incorretamente, pode comprometer suas finanças.  É a partir dela que você prever quanto vai faturar e se esse faturamento é suficiente para sustentar o seu negócio.

O que é margem de lucro?

A margem de lucro é um dos elementos mais importantes na formação do preço de venda. Na hora de precificar um produto ou serviço, você analisa os custos para a revenda e determina o valor que pretende lucrar a partir dessa venda. A margem de lucro corresponde à esse retorno financeiro, que é representado em porcentagens (%).

Aprenda com esse exemplo!

Suponha que você venda um saco de arroz de 5 quilos por R$12,00. Agora imagine que você teve um custo total de R$6,00 para colocar esse produto na prateleira. Isso incluindo despesas como custo de aquisição do produto, impostos, funcionários, entre outros.

Afinal, qual sua margem de lucro, nesse nosso exemplo?

Para achar a margem de lucro (em porcentagem) basta encontrar o lucro, depois dividir esse lucro pela receita total e multiplicar o resultado por 100.

Vale lembrar: O lucro é a diferença entre o preço de venda e os custos.

Já a receita total, é o valor total que você recebeu na venda do produto. São dois conceitos que você precisa compreender.

Agora observe os cálculos a seguir e aprenda na prática:

LUCRO = VALOR DE VENDA – CUSTO TOTAL.

Logo, em nosso exemplo temos: R$12,00 – R$ 6,00 = R$6,00.

Nosso Lucro é de R$6,00.

Agora que temos o lucro, podemos calcular a Margem de Lucro.

A fórmula da Margem de Lucro é: LUCRO / RECEITA TOTAL X 100.

Neste caso: R$6,00 / R$12,00 x 100 = 50.

Nossa Margem de Lucro é de 50%.

Qual a importância da margem de lucro?

A margem de lucro é fundamental para manter a saúde financeira do seu empreendimento. Ela representa o valor que você precisa lucrar, para manter seu negócio operando adequadamente. Se esse valor não for suficiente para a sua empresa, você pode ficar…

Sem receita que gere renda pessoal

Não basta vender seu produto por um preço que cubra apenas seus custos fixos e variáveis. Você precisa ter uma margem que de lucro que, além de sustentar o dia-a-dia do seu supermercado, proporcione a você uma renda que lhe dê mais qualidade de vida.

Sem recursos para ampliar o negócio

Se pensa em crescer, vai ser preciso investir mais dinheiro. Consequentemente, vão surgir novas contas e novos custos. Somente com uma boa margem de lucro, você tem condição de arcar com as novas despesas decorrentes da expansão do empreendimento.

O que considerar no cálculo de margem de lucro?

Vale lembrar que a margem de lucro é um cálculo de estimativa financeira. Se você não souber exatamente o que deve incluir na hora da conta, pode definir um valor que não vá gerar um bom fluxo de caixa para a empresa. E quais são os elementos que não podem faltar? Aprenda agora…

1. Custos e despesas

Calcule todos os custos e despesas relacionados a aquisição e a distribuição de certo produto. Esses gastos podem envolver contas fixas, logísticas, custos diretos e indiretos, impostos, etc.

2. Lucro

Defina o valor que você pretende lucrar em cima de cada venda. Leve em conta a formação da sua receita mensal. Cada produto ou serviço tem sua própria margem de lucro. A soma desses valores devem gerar o faturamento que você deseja atingir mensalmente.

3. Preço final

Determine um preço final que atenda a essa estimativa de lucro e que cubra os custos de venda. Aqui no blog já ensinamos como precificar produtos de mercearia. Este é o artigo para você ler mais tarde.

Qual o caminho para definir a margem de lucro para meu supermercado?

Quem vai montar um supermercado, precisa saber que existem duas maneiras de calcular a margem de lucro. A mais comum é definir uma margem por produto. Você calcula o quanto deve lucrar em cima da venda de determinado bem ou serviço.

O segundo método é definir uma margem de lucro por categoria ou seção. Supermercados trabalham com uma vasta lista de produtos, e definir uma margem de lucro para cada mercadoria pode ser complexo. Neste caso, o recomendável é calcular o quanto você gastou nos produtos de uma categoria inteira e determinar uma margem de lucro para essa seção.

Aprenda mais!

Esse artigo esclareceu os pontos principais em um assunto sobre margem de lucro. Você entendeu o conceito e descobriu a importância dele para quem vai montar um negócio ou já possui um em andamento.

Agora, se quiser aprender outros temas relevantes, assine nosso blog e receba conteúdos exclusivos, no seu e-mail. Vamos manter você por dentro do nossos próximos artigos!

Conteúdo Relacionado


1 comentário

  1. Kevin Responder

    Eu não entendi nada. Pois fiquei sabendo que por exemplo: Se eu comprar um pacote de arroz 5 quilos num atacadista ele vai ficar 12 reais 1 unidade, e a partir de 3 unidades ele ficaria por exemplo a 11 reais e 80 centavos. Aí digamos que eu venda na minha mercearia o pacote de arroz de 5 quilos por 13 reais, eu teria então apenas 1,20 (1 real e vinte centavos) de lucro. Ou seja: em porcentagem eu teria só unse15% de lucro. Tá certo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *