Seções de supermercado: 4 erros de organização que fazem perder clientes


Quem tem comércio alimenta uma série de preocupações relacionadas ao negócio dele. Para alguns, o ponto mais delicado é saber administrar a empresa. Já outros pensam em maneiras de fidelizar os clientes atuais. Para esse último grupo, a satisfação dos consumidores é o ponto principal para manter um relacionamento duradouro com eles.

Você também é uma dessas pessoas e quer ideias para fidelizar seus clientes? Uma dica importante é organizar muito bem os produtos nas seções de supermercado. Você precisa evitar situações complicadas, como preço trocado, prateleira vazia, produto sem preço e promoção sem destaque. Para saber como evitar esses 4 erros, continue lendo!

1. Preço trocado na prateleira

Quem tem negócio sabe o quanto é importante manter a satisfação do cliente. Sem clientes leais, nenhuma empresa teria recursos financeiros para se manter funcionando. Para garantir a satisfação do seus consumidores e a estabilidade do seu empreendimento, não permita que eles passem por situações desagradáveis.

O preço trocado na gôndola é uma dessas situações que você precisa evitar. Não deixe que o produto na prateleira tenha um preço diferente do anunciado. Além de gerar desconforto para o cliente, que vai precisar se deslocar novamente, isso faz com que ele se sinta enganado pelo estabelecimento.


2. Produto em falta

Por mais que a rotatividade de produtos seja alta, evite manter a prateleira vazia. Se o cliente entrar na sua loja e não encontrar o produto que precisa, pode deixar de fazer a compra em seu supermercado para comprar na concorrência. E você não quer vivenciar isso, certo? Então siga as dicas abaixo:

  • Cuide de seu estoque e se certifique de que não há produto em falta. Faça a reposição da categoria de produtos sempre que precisar;
  • Tenha um profissional dedicado para a reposição de produtos. Ele deverá monitorar a rotatividade das mercadorias e fazer a substituição imediata desses produtos;
  • Ajude seu cliente – coloque-se a disposição do cliente para ajudá-lo a encontrar o que ele precisa, ou mesmo pegar o produto para ele diretamente no estoque.

3. Mercadoria sem preço

O consumidor reflete dois comportamentos quando está fazendo compra em um supermercado: desejo por conforto e preferência por agilidade. Os produtos precisam estar ao seu alcance, de modo que consiga pegá-los sem muito esforço. Ele também quer encontrar e identificar produtos imediatamente, assim que entra em seções de supermercado.

Considere esses dois fatores quando organizar prateleiras e principalmente quando precificar produtos. Verifique se não há mercadoria ou gôndola sem etiqueta de preço, porque isso  pode gerar insatisfação no consumidor. Ele acaba gastando tempo e energia ao procurar pela informação. Lembre-se: o cliente quer encontrar tudo em menor tempo possível.

4. Promoção sem destaque

O consumidor adora frequentar supermercados que fazem boas promoções. Simplesmente porque a promoção é uma garantia de que ele vai poder economizar na lista de compras. E quase sempre quando existem mais de uma opção de supermercado para ir, o consumidor tende a escolher o estabelecimento com os preços mais em conta.

Deixar de destacar as promoções em seu supermercado é perder a chance de fidelizar um cliente.  Se o consumidor frequentar seu supermercado, mas não saber que ali tem ofertas, ele certamente pensará que seu estabelecimento não tem preços atrativos. Por isso é fundamental destacar as ofertas do dia, espalhando cartazes, usando etiquetas com preços legíveis e vinculando anúncios internamente.

Organize seu supermercado e venda mais!

Manter a organização de produtos nas seções de supermercado evita a perda de clientes. A proposta desse artigo foi mostrar isso para você. Agora evite  situações como preço trocado, prateleira vazia, mercadoria sem preço e promoção sem destaque.

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