Quer saber como treinar o operador de caixa de supermercado? Aposte nessas dicas!


Quer saber se é importante treinar seus operadores de caixa? A resposta é sim. E há boas razões para isso. Uma delas é que seu operador de caixa é o responsável por finalizar a venda. Imagine se ele demorar durante o atendimento? O cliente pode sair da fila e desistir da compra.


Ensine técnicas de atendimento

A primeira coisa que você precisa lembrar é que seu operador de caixa precisa lidar com pessoas todos os dias. Como ele fica no checkout, precisa fazer o atendimento e dedicar atenção aos consumidores. Dependendo do fluxo do dia, esse contato pode ser mais frequente ainda.

Para ajudar na fidelização dos clientes, compartilhe táticas de atendimento com sua equipe do caixa. Fale sobre a importância de ouvir e responder as dúvidas dos novos consumidores. Também enfatize que é importante demonstrar boa vontade e carisma durante a venda, pois as pessoas prestam a atenção a esses detalhes.

Mostre o jeito correto de usar cada equipamento

A atividade de um operador de caixa de supermercado envolve o uso de muitos equipamentos. As vezes ele precisa passar o valor da compra no cartão. Além disso, precisa saber utilizar o computador, emitir nota ou cupom fiscal, manusear gaveta de dinheiro, entre outras ferramentas de trabalho.

É importante você se preocupar com essa parte técnica. Ensine sua equipe a realizar cada processo com agilidade e eficiência. Se for necessário, mostre como  fazer na prática. Fazendo isso você garante um atendimento rápido e eficaz.

Fale sobre os cuidados com a saúde em relação a rotina de trabalho

Também vale lembrar que o operador de caixa de supermercado precisa cuidar da própria saúde. Afinal de contas, ele trabalha o dia inteiro na mesma posição e costuma manusear mercadorias muitas vezes pesadas. Qualquer mal-estar pode gerar desconforto e afetar a sua saúde.

Para evitar esse tipo de situação no seu supermercado, fale sobre os cuidados que sua equipe precisa ter em relação a rotina de trabalho. Destaque, por exemplo, a importância de se preocupar com a posição da coluna. Também fale que não é bom forçar demais os músculos na hora de manusear as mercadorias mais pesadas.

Não esqueça a NR 17

Você sabe o que é a NR 17? Ela envolve um conjunto de normas que visa regularizar o trabalho dos operadores de checkout. Ela propõe parâmetros para adequar o trabalho desses profissionais, visando o conforto, a saúde e a segurança durante a rotina da atividade.

Como estamos falando sobre treinamento para operador de caixa de supermercado, não podemos deixar de citar a NR 17. A norma destaca alguns pontos sobre esse assunto, sendo os principais:

  • Todo funcionário envolvido no trabalho de checkout deve receber treinamento até 1 mês após a contratação;
  • O treinamento deve informar sobre os riscos relacionados a atividade e apresentar os cuidados necessários para o profissional poder evitá-los;
  • O treinamento pode ser ministrado em forma de palestra ou curso, desde que tenha a duração mínima de 2 horas.

Quer aprender mais?

Gostou desse conteúdo e deseja saber mais? Coloque seu e-mail abaixo! Sempre postamos artigos novo aqui no blog e queremos te deixar por dentro das novidades.
Que tal aproveitar esse momento e fazer isso agora?

Photo by Geert Pieters on Unsplash

Conteúdo Relacionado


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *