Quais os equipamentos necessários para montar um mercadinho?


Quantos equipamentos são necessários para montar um minimercado? É importante que você tenha em mente que é possível economizar na sua compra adquirindo os equipamentos mais essenciais.

Por exemplo, qual o tamanho da loja? A dimensão desse espaço vai dizer a quantidade necessária de prateleiras para organizar seu mix de produtos. Geralmente ou ponto de minimercado varia entre 100 a 300 metros. Outros fatores são o número de seções, funcionários e checkouts que você pretende ter em seu minimercado.

A seguir saiba o que levar em conta e conheça os equipamentos mais importantes!

 


Como avaliar a qualidade dos equipamentos

O maquinário é parte fundamental no sucesso das vendas. Sem os equipamentos adequados, você não consegue ofertar produtos com um padrão de qualidade mínima. Um exemplo é a importância de um refrigerador eficiente, para preservar a validade nos produtos perecíveis.

É importante que o consumidor encontre o produto que ele procura em ótimo estado para um consumo saudável e seja atendida de maneira rápida e eficiente. Do contrário, você corre o risco do consumidor comprar na concorrência. Certamente você não deseja isso para seu negócio, não é mesmo?

Conhecendo os equipamentos mais básicos

Afinal de contas, quais são os equipamentos necessários para montar um mercadinho? Listamos os equipamentos mais importantes. Confira:

Organização de produtos

Organize seus produtos a partir dos equipamentos certos. Por exemplo, no setor de hortifruti, o ideal é utilizar fruteiras (vasca) com caixas e divisórias separando os alimentos em seções de frutas e verduras.

Alimentos congelados, frios e laticínios, devem ser armazenados em balcões refrigerados.

Quanto à mercadorias não perecíveis, você deve colocá-las em prateleiras (gôndolas).Estas devem ser reforçadas, possuir o tamanho e a capacidade de peso por bandeja adequado à categoria do produto e combinar com o design da loja. Neste artigo você encontra dicas de como organizar suas prateleiras de maneira à melhorar suas vendas.

Atendimento

Aqui você vai precisar de caixa de supermercado (checkout) e gaveta de dinheiro com chave. Os checkouts devem seguir a NR 17, norma que trata da importância do empregador garantir um trabalho seguro aos operadores de caixa. Alguns requisitos que merecem sua atenção na hora de escolher seus checkouts:

  • Eles devem garantir um espaço adequado para uma livre movimentação;
  • É importante que tenham uma cadeira com assento e apoio lombar;
  • Devem ser posicionados de modo a facilitar a manipulação das mercadorias.

Açougue

Essa é a seção mais atrativa de um supermercado. Sem dizer que é a mais frequentada pelo consumidor. Por isso, cuide dos equipamentos que vão compor seu açougue. Que eles funcionem adequadamente e possuam higiene constante. Quais são esses equipamentos?

  • Moedor de carne
  • fatiador;
  • Serra fita;
  • Balcão refrigerador;
  • Balança etiquetadora;
  • Entre outros.

Padaria

Os equipamentos mais necessários para montar uma pequena padaria são balanças, amassadeiras em espiral, armários para o crescimento do pão, assadeiras, fornos , modeladora, batedeira planetária. A necessidade de outros itens vai depender de sua proposta de produção, como ter uma confeitaria ou não.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Quer receber dicas que vão ajudar você na organização do seu negócio? Aproveite que está aqui e se inscreva em nosso blog!



 

 

Conteúdo Relacionado


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *