Porque você deve usar a degustação de produtos no seu supermercado


Com certeza você (dono de supermercado) já ouviu falar em degustação de produtos no ponto de venda. Mas afinal, você faz ideia de como essa tática de merchandising pode movimentar as vendas de um determinado item, ou até mesmo impulsionar a compra de uma mercadoria parada na prateleira?
É sobre a degustação de produtos que esse artigo irá falar. Além de explicarmos o que ela exatamente é, vamos apresentar as vantagens dessa estratégia de venda e apontar os primeiros passos para você usá-la no seu supermercado!

 


O que é a degustação de produtos no PDV (Ponto de Venda)?

A degustação de produtos usa a amostra e a experimentação de alimentos ou bebidas dentro do ponto de venda. Ela serve muito para que clientes possam conferir a qualidade de novos produtos sem precisar adquiri-los. O objetivo final sempre é fazer que os consumidores queiram levar os alimentos oferecidos.
Geralmente, os produtos são expostos em um balcão, em locais estratégicos no estabelecimento. Além dessa exposição, supermercados costumam colocar algum funcionário para apresentar os alimentos e convidar os clientes para experimentá-los.

 

Quais são as vantagens da degustação de produtos no supermercado?

Usar a degustação de alimentos e bebidas no seu ponto de venda gera uma série de benefícios. Conheça os principais:

  • Ajuda promover produtos, como itens desconhecidos, mercadorias de baixo giro e marcas novas;
  • Serve para o cliente provar o alimento e fazer com que ele deseje incluí-lo no carrinho;
  • Ajuda economizar nos anúncios comerciais dos produtos, visto que oferecer alimentos no PDV é uma ação de merchandising barata;
  • Também é útil para testar o lançamento de uma marca específica, afim de analisar o retorno dos clientes e decidir se vale a pena montar uma categoria de itens com a mesma marca.

 

Como oferecer a degustação de produtos no seu PDV?

A degustação de produtos não deve ser feita aleatoriamente. Ou seja: para que ela gere os melhores resultados em vendas, não basta escolher qualquer produto da prateleira e oferecer esse alimento par o cliente experimentar. O fato é que você precisa seguir pelo menos 3 etapas antes de qualquer ação :

1. Faça um cronograma de degustação

Antes de começar a oferecer qualquer alimento ou bebida, crie um cronograma dos produtos que pretende apresentar. No seu planejamento, inclua os dias e os horários mais movimentados! Dessa forma, dando certo as ações de degustação, você fará muito mais vendas assim.

2. Escolha produtos com boa margem de lucro

Quer ter um bom resultado com a degustação de alimentos no seu ponto de venda? Escolha produtos com uma boa margem de lucro. Eles vão ajudar você a obter um faturamento ainda maior. Pensem em alimentos como frutas, carnes preparadas, pão de queijo, prato especiais, etc.

3. Capriche na apresentação dos produtos

Evite fazer a amostragem dos alimentos usando apenas copos e pratos descartáveis. Lembre-se: em supermercados, os clientes são muito estimulados pela parte visual. Além disso, nem todos os alimentos tem um cheiro fortemente apetitoso. Por isso, aposte em uma boa decoração, usando cores, bandejas, balcões e utensílios que chamem a atenção.

 

Ofereça produtos para o cliente experimentar e aumente suas vendas!

Agora você sabe como aplicar a degustação de alimentos no seu supermercado. Afinal, esse artigo explicou o que ela significa na prática, além de apontar os primeiros passos para você usá-la com bastante eficácia.

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