Plano de negócio para supermercado: tudo o que você precisa saber


Imagine que você vai levar sua família para uma fazenda distante.
Mas não sabe ao certo o endereço do seu destino. Antes de colocar o carro na estrada, o que você precisa fazer? Conhecer o mapa, calcular a gasolina necessária, pesquisar sobre as vias mais seguras. Você não quer se perder no caminho, correto?
Abrir uma mercearia é como uma viajem, e o plano de negócio serve como seu mapa. O Planejamento lhe aponta os caminhos necessários para o sucesso. E esse post é sobre isso.

Veja o que você vai aprender:

  • Definição e utilidade do plano de negócio;
  • Como fazer um bom planejamento;
  • O que não pode faltar em um plano de negócio para supermercado.

O que é e para que serve o plano de negócio

O plano de negócio é um estudo completo sobre todas as atividades de uma empresa. Por meio dele, você estuda seus clientes, a concorrência, fornecedores, produtos, custos, faturamento.
O plano de negócio avalia se vale a pena investir na ideia. Aumenta a chance do supermercado dar certo. Também serve para solicitar investimentos e capital inicial junto a bancos e investidores.

Dicas para não falhar no planejamento

Acreditar na eficácia do plano de negócio

Lembre-se, o plano de negócio é seu mapa na abertura do supermercado. Ele vai orientar você em todas suas dúvidas. Não sabe quanto precisa investir, como encontrar bons fornecedores, quais itens vender? O planejamento dará essas respostas.

Encontrar as melhores fontes de informação

Como o plano de negócio é um estudo detalhado, é importante encontrar as melhores fontes de pesquisa. Você precisa de informações reais e atualizadas sobre seus consumidores e seus concorrentes. Para isso, pesquise na internet, em revistas, em artigos e jornais.

 

9 Perguntas que não podem faltar em um plano de negócio para supermercado

Respondendo as questões abaixo, você constrói um bom plano de negócio para abrir um supermercado de sucesso:

  1. Quem são os sócios? Defina a responsabilidade de cada um na administração do supermercado. E qual a participação de cada um em relação aos lucros? 50%? Escreva em um contrato.
  2. Qual a missão da empresa? Escreva porque você escolheu o setor supermercadista.
  3. Quem são seus clientes? Estude o perfil do seu público-alvo. Ofereça benefícios, entregue valor.
  4. Quem são os fornecedores? Encontre fornecedores de carnes, verduras, produtos higiênicos, equipamentos.
  5. Quem são seus concorrentes? Estude a concorrência, o que vende, onde está localizada?
  6. Qual o plano de marketing? Monte seu mix de produtos e serviços. Defina seus preços e suas promoções. Escolha seus meios de comunicação: mídias sociais, carro de som, etc.
  7. Quais as atividades operacionais? Forme sua equipe de colaboradores. Veja quantos bairros poderá atender. Escolha sua hora de funcionamento e seu ponto de venda. Saiba como organizar os produtos no interior da loja.
  8. Qual seu planejamento financeiro? Qual o capital inicial? Quais os custos com água e luz? Quais os custos com funcionários e fornecedores? Quanto pretende faturar por mês?
  9. Como vai se posicionar no mercado? Quais os pontos fortes e fracos do supermercado? Quais diferenciais pretende adotar em relação à concorrência?

Conclusão

Montar um plano de negócio para supermercado não é uma missão impossível. Você pode buscar apoio no SEBRAE ou com um profissional especializado.

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