Você sabe o que é merchandising no ponto de venda? Ele é um conjunto de técnicas indispensável para quem quer organizar seu supermercado e não sabe por onde começar. O merchandising orienta você em todos os aspectos da organização da loja, desde a iluminação até a disposição dos produtos nas prateleiras. O objetivo principal é melhorar a experiência de compra do consumidor e aumentar as vendas. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo!
O que é merchandising no ponto de venda?
O Ponto de Venda (PDV) é a principal ferramenta de comunicação e marketing de supermercados. É fundamental a loja saber como explorar esse espaço para captar a atenção dos consumidores. Para isso, deve apostar em pontos estratégicos, saber como dispor os produtos e distribuir as prateleiras dentro desse espaço.
Nesse contexto de organização, o merchandising tem um papel fundamental. Ele é uma ferramenta de marketing que usa um conjunto de técnicas para organizar todo o ponto de venda. Seu foco principal é harmonizar o ambiente, conferir maior visibilidade aos produtos e acelerar as vendas dentro de cada seção.
Qual a importância do merchandising para o supermercado?
Supermercados trabalham com o alto serviço. O grande responsável por achar o produto e conferir preço é o próprio cliente. Como não existe um vendedor para mediar a compra diretamente, pode parecer mais difícil fazer o cliente levar determinado produto ou convencê-lo de algo.
Mas o merchandising resolve esse problema. Ele transforma o ambiente do autosserviço na principal ferramenta de venda que vai estimular o desejo de compra no consumidor. O merchandising explora aspectos sensoriais, como visão, olfato e paladar. Por isso que ele produz resultados efetivos e ajuda seu supermercado a vender mais do que você imagina.
Quais são as principais ações de merchandising no ponto de venda?
O merchandising se concentra em realizar diversas atividades no ponto de venda. Conheça as principais a seguir.
Organização visual dos produtos
Uma das técnicas do merchandising é harmonizar o ambiente. Isso consiste em combinar cores e produtos, visando encantar o cliente dentro da loja. Por isso supermercados usam a psicologia das cores para despertar sensações e desejos nos consumidores. Um exemplo é usar elementos verdes para decorar o setor de frutas e verduras.
Marketing sensorial
O merchandising Investe em marketing sensorial. Ele também usa técnicas de aroma, de degustação e de audição para conseguir conquistar a atenção dos consumidores dentro da loja. Entre as principais ações e marketing sensorial estão: tocar música no ambiente e oferecer alimentos para o consumidor provar.
Apresentação dos produtos
O merchandising também tem preocupação com a informação dos produtos. O consumidor não gosta de perder tempo na loja. Quer encontrar marcas e preços com muita facilidade. O merchandising também se concentra em apresentar produtos visando atender a essa necessidade dos clientes. Organiza mercadorias nas prateleiras destacando preço, marca e volume.
Materiais promocionais
O merchandising também aposta no uso de materiais promocionais para despertar intenção de compra no consumidor. Sobre os materiais promocionais mais usados, podemos citar os cartazes e as faixas que sinalizam anúncios, descontos, promoções do dia, dentro do estabelecimento. Nem sempre consumidor tem noção do que está em promoção quando vai a um supermercado. Mas ações como essas têm o objetivo de informá-lo sobre os descontos que ele pode encontrar ali.
Use técnicas de merchandising!
Esse artigo esclareceu pontos importantes sobre o merchandising. Você pôde entender que conceito é esse. Também conheceu as principais técnicas de merchandising para usar em seu supermercado. Viu o quanto elas são importantes para a organização de uma loja.
E você, já usa técnicas de merchandising no seu ponto de venda? Que técnicas são essas? Compartilhe com a gente como você tem organizado as seções do seu supermercado. Ou se quiser, pode sugerir alguma dica de organização.