O que é Ponto Extra e porque ele faz a diferença no supermercado


Você sabe qual é a importância de um ponto extra para as vendas do supermercado? Além de complementar a lucratividade do ponto de venda, ele ajuda a organizar melhor os produtos dentro do estabelecimento.

Se você não sabe nada sobre esse assunto, acompanhe esse artigo. Você vai aprender o que significa um ponto extra, para que ele serve e quais são os principais tipos de ponto extra.

O que é ponto extra?

Quando o assunto é organização de produtos no ponto de venda, imediatamente lembramos das gôndolas. Afinal, esses são os locais onde dispomos as mercadorias, seja por categoria de marca ou divisão de linha de produto.

O ponto extra é justamente o local que fica fora dessa região. Ou seja, ele é um espaço destinado a exposição de produtos fora das seções, que são os lugares mais comuns de organizar bebidas, alimentos e itens em geral.


Qual a importância do ponto extra no supermercado?

O ponto extra é uma ferramenta de marketing muito utilizada por supermercados. Varejistas adotam essa estratégia de venda com dois objetivos, que são justamente a finalidade de qual quer ponto extra dentro de um ponto de venda:

  1. Chamar a atenção dos consumidores que caminham na loja. Os produtos expostos fora das seções servem para lembrar o cliente que ali tem a marca ou o tipo de mercadoria que ele precisa levar para casa.
  2. Gerar mais vendas e complementar a lucratividade vinda das seções. Com um ponto extra, o supermercado gera compras por impulso, fazendo o consumidor levar mais um item além do que ele já colocou no carrinho dele.

Quais os principais tipos de ponto extra?

É possível explorar muito bem o espaço fora das gôndolas, expondo marcas e produtos estrategicamente. Basta saber os principais tipos de pontos extras com seus formatos e tamanhos. A segui você vai conhecer os principais:

Frente de Caixa

A frente de caixa é considerado um ponto extra. Ali produtos são expostos em um pequeno display, geralmente colocado sobre a esteira do caixa. Quanto as mercadorias, são itens de impulso, como balas, doces, canetas, chicletes, revistas, entre outros.

Ilhas Promocionais

Ilhas promocionais são balcões colocados nos corredores da loja. Geralmente expostos com  o objetivo de destacar um determinado produto ou enfeitar o ponto de venda principalmente em datas especiais como o Natal e dia de São João, eles servem para gerar curiosidade e chamar a atenção dos consumidores. Alguns estabelecimento utilizam este ponto extra em ações de marketing oferecendo degustação de determinados produtos.

Ponta de Gôndola

Pelo nome, já dá para saber que esse ponto extra é uma extensão de uma gôndola de determinado setor. Podemos dizer que ela é a parte final de uma seção. Produtos de ponta de gôndola costumam se destacar muito mais em relação aos demais itens do mesmo corredor.

Orelha

A orelha é um display que acompanha a ponta de gôndola. Normalmente posicionado ao lado dela, a orelha serve para sincronizar os produtos, complementando a compra do consumidor. Por exemplo, se a ponta de gôndola for de macarrão, o display deverá expor uma mercadoria correlacionada, como o queijo ralado.

Saiba mais!

Agora você não tem mais dúvidas sobre o que é um ponto extra. Além de explicar o que ele significa, esse artigo trouxe alguns exemplos para você saber como usar um ponto extra em seu supermercado.

Quer aprender mais? Se inscrevendo em nosso blog, você vai ser avisado sobre novos conteúdos. Aqui sempre compartilhamos dicas de vendas, gestão e equipamentos para  você saber como organizar seu estabelecimento. Aproveite para se cadastrar agora!

Conteúdo Relacionado


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *