Inovação: o segredo para ter um supermercado diferenciado (e amado pelos clientes)


Falar de inovação pode deixar alguns varejistas receosos. Inovação implica fazer algo diferente do que de costume, e muitos empreendedores ficam inseguros de fazer mudanças no próprio negócio e depois não ver bons resultados.

O fato é que a prática da inovação pode ajudar supermercados a melhorar alguns serviços. Por exemplo: utilizar uma tecnologia no dia a dia do ponto de venda pode ajudar a agilizar o atendimento e a reduzir o tempo de espera na fila do caixa.

Neste post, vamos falar melhor sobre a inovação no varejo. Vamos dar exemplos simples para você poder entender esse conceito, além de mostrar os benefícios da inovação e listar algumas dicas de como inovar em um supermercado. Nos acompanhe!

Afinal, o que é essa tal de inovação?

1. Melhoria em produtos existentes

Inovar pode significar uma forma de melhorar bens e serviços, no intuito de agradar os clientes e aumentar o faturamento do supermercado.

Entre outras coisas, essa melhoria significa elevar a qualidade dos produtos, diminuir preços e agilizar o atendimento e os serviços de entrega. melhorias assim aumentam a satisfação dos clientes e a chance de que eles retornem à loja.

2. Criação de novos bens e serviços

Inovação também significa acompanhar as tendências de mercado e observar os desejos dos consumidores, a fim de criar produtos que atendam essas novas necessidades.

Suponha que seu supermercado seja frequentado por consumidores que buscam preços menores. Uma forma de atender essa necessidade é criar uma marca própria de produtos e vender essas mercadorias com um preço menor em relação as outras marcas. A redução do preço será possível, pois você terá maior controle sobre as margens da sua própria linha de produtos.

Quais as vantagens da inovação em supermercados?

Fidelização dos clientes

inovar é se preocupar com os desejos e as necessidades dos seus consumidores. Isso faz com que seu supermercado trabalhe para melhor atendê-los, fato que ajuda a fidelizar os clientes novos e antigos.

Diferenciação em relação aos concorrentes

Como inovar significa melhorar produtos e serviços, essa prática aumenta a qualidade do seu negócio e o diferencia dos mercados concorrentes. Consequentemente, você passa a trabalhar com marcas, produtos e preços que não estão sendo oferecidos pela concorrência.

Como inovar em um supermercado?

Separamos algumas dicas de inovação para você que é um varejista. Confira nossas dicas:

1. Adote um sistema de gestão

Um bom software de gestão vai ajudar você a gerenciar melhor seu supermercado. Um sistema de gestão pode ajudar no cadastro de clientes, na criação de inventários de estoque e no controle dos produtos mais vendidos.

2. Utilize um checkout moderno

Um checkout moderno pode ajudar seu supermercado agilizar o atendimento no frente de caixa. Um checkout com gaveta de dinheiro automática, por exemplo, pode agilizar as transações de venda, visto que a gaveta abre automaticamente assim que o pagamento é efetuado.

3. Faça ações de marketing digital

Também faça ações de marketing digital para atrair novos clientes. Por exemplo: envie ofertas pelo WhatsApp e divulgue seu supermercado nas principais mídias sociais. Atualmente são os canais online mais utilizados pelos consumidores.

Dica extra

Gostaria de receber mais uma dica de como inovar em um supermercado? Temos um artigo que oferece boas ideias para o supermercadista que precisa aumentar a loja. Uma iniciativa que também não deixa de ser inovação, visto que é preciso adicionar coisas novas para poder crescer um supermercado. Aqui está o conteúdo:

3 Boas ideias para supermercado: saiba como ampliar sua loja.

Conteúdo Relacionado


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *