Ilhas de produtos: saiba o que são, veja exemplos e aprenda a montar!


Existem várias maneiras de expor os produtos em um supermercado. Uma maneira muito atrativa de apresentar marcas e itens é o uso de ilhas promocionais (que também são chamadas de ilhas de produtos).

Esse tipo de exposição chama a atenção por algumas razões. Primeiro, porque as ilhas são organizadas com táticas de merchandising, fato que torna a sua parte visual atraente. Segundo, as ilhas de produtos são colocadas em áreas de grande movimentação no ponto de venda. Por isso, é impossível os consumidores não notá-las.

Neste post, vamos falar sobre as ilhas de produtos. Vamos explicar melhor o que elas são, citar exemplos e dar dicas de como organizá-las em um supermercado.

 


O que são ilhas de produtos?

Elas são um tipo de ponto extra. São consideradas ponto extra porque consistem em espaços para organizar produtos fora das gôndolas, onde supermercados costumam exibir suas mercadorias.

Essas ilhas seguem um formato específico na hora de expor os produtos. Elas devem possuir um formato quadrado. Além disso, devem ter, no mínimo,1 metro de largura e 1,20 metros de altura.

 

Quais são os principais tipos de ilhas de produtos?

 

Ilhas sazonais

Essas ilhas exibem mercadorias de acordo com datas comemorativas. Na páscoa, por exemplo, supermercados montam ilhas com produtos de chocolate. O objetivo é vender mais, já que a procura por esses itens é maior em abril.

 

Ilhas de ofertas

Essas ilhas exibem itens que estão com um preço especial. Ao diminuírem o preços de doces e refrigerantes, supermercados geralmente montam ilhas com esses produtos para destacá-los no ponto de venda.

 

Para que servem as ilhas de produtos?

Elas ajudam a organizar mercadorias pesadas. As ilhas são os melhores espaços para organizar itens pesados, como arroz, cerveja e refrigerante. Afinal, colocar esses produtos nas prateleiras pode gerar o risco de que elas virem com o excesso de peso.

 

Como montar ilhas no ponto de venda?

Aqui estão 3 dicas essenciais:

 

1. Monte ilhas em locais estratégicos

Coloque ilhas de produtos nas áreas que apresentam bastante circulação de pessoas. Essas áreas geralmente estão nos corredores nas seções mais visitadas, como o açougue, a padaria e o hortifrúti.

 

2. Não monte ilhas com muitos itens diferentes

Não coloque muitos produtos em uma mesma ilha. O ideal é exibir 1 ou 2 itens. Por exemplo, monte uma ilha usando refrigerantes de uma determinada marca. Se for fazer uma ilha com bebidas diferentes, coloque o vinho de um lado e a cerveja do outro.

 

3. Use materiais promocionais

Use materiais promocionais para decorar as ilhas de produtos no seu supermercado. Os materiais ajudam a destacar o preço e a marca dos itens. Use, por exemplo, cartazes com cores fortes, letras grandes e números ampliados.

 

Receba mais dicas

Toda semana postamos um artigo novo. Nossos artigos trazem dicas sobre vendas, equipamentos, merchandising para donos de supermercados..

Você tem um mercado e não quer perder nada? Então cadastre seu e-mail a seguir! Assim, vamos manter você atualizado sobre os novos post do blog!

Conteúdo Relacionado


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *