Equipamentos para supermercado: 7 itens essenciais para organizar seu caixa


Por ser uma área importante no supermercado, a boca do caixa deve possuir a estrutura necessária para oferecer um bom atendimento ao cliente. Uma gaveta de dinheiro automatizada, por exemplo, pode agilizar as transações e diminuir o tempo na fila de espera.

Você está montando seu ponto de venda e quer conhecer uma lista de equipamentos para supermercado, destinada a organização da boca do caixa? Nesse artigo listamos 7 itens essenciais que fazem a diferença na hora do atendimento. Continue lendo para ficar por dentro desse assunto!


1. Checkout Caixa de Supermercado

O checkout caixa de supermercado é o equipamento mais essencial na organização do frente de caixa. É ele que oferece suporte para a instalação dos demais itens, como balança e monitor. Ele é um dos equipamentos responsáveis por ajudar nas transações, na conferência das mercadorias e no atendimento ao cliente.

Você encontra checkouts em diferentes modelos. Existem aqueles mais modernos, com gaveta automática e suporte para automação comercial. Também existem versões mais simples, com gaveta manual e mesa inox. É possível encontrar modelos com as cores e o tamanho adequados para seu supermercado.

2. Balcão fiscal

O balcão fiscal é outro equipamento que ajuda na organização do frente de caixa, principalmente em supermercados pequenos. Servindo como um mini-checkout, ele pode ser usado no atendimento ao cliente e durante as transações.

Além de possuir pés reguláveis que permitem o nivelamento com o piso, o balcão fiscal tem outras características. Tem gaveta de dinheiro manual embutida com porta-cédula. Sendo encontrado em diferentes cores, é possível escolher um modelo que combine com seu layout de supermercado.

3. ECF

Você sabe o que é o ECF? A sigla significa Equipamento de Cupom Fiscal. Trata-se da impressora responsável por emitir notas fiscais após o pagamento no caixa. Sem necessidade de conexão com internet, O ECF pode funcionar conectado a um computador, a partir de um software conhecido como Programa de Aplicativo Fiscal.

Existem dois tipos de ECF, usados em situações diferentes:

  1. A impressora fiscal, a mais comum e a mais ágil, por se conectar a um computador. Ideal para lojas que vendem muito e precisam de atendimento rápido.
  2. A caixa registradora (MR) que não necessita de conexão com computador. Indicada para comércios, como padaria e lanchonetes, onde o fluxo de transação é menor e menos complexo.

4. Computador

Um computador no ponto de venda oferece muitas vantagens ao gestor do supermercado. A principal delas é a instalação de um software de gestão de estoque, para auxiliar na rotina das vendas. Além disso, o equipamento garante mais agilidade e maior segurança no registro de informações importantes.

Apesar do computador ser muito útil para o operador de caixa, é preciso escolher um bom modelo. Observe, por exemplo, a capacidade de processamento, assim você garante maior agilidade no atendimento ao cliente. Pense também na memória necessária para armazenar todos os dados que precisar.

5. Leitor de código de barras

O leitor de código de barras tem uma série de funcionalidades. Permite o operador de caixa fazer consulta de preço, cadastro de produto e expedição de mercadorias. Por auxiliar no atendimento e nas vendas, é um item que não deveria ficar de fora da nossa lista de equipamentos para supermercados, especialmente feita para a boca do caixa.

O leitor de código de barras é um equipamento acessível, podendo ser encontrado em diferentes modelos. Por exemplo, existe uma versão fixa e outra de cabo, com ligação direta e sem fio. Já A performance e o modo de uso varia conforme o tipo de tecnologia.

6. Gaveta de dinheiro

A gaveta de dinheiro tem uma série de funcionalidades importantes para o ponto de venda. Possuindo um porta cédulas, ela ajuda o operador na organização do dinheiro recebido e na agilidade do atendimento. Além disso, o equipamento proporciona maior segurança nos recebimentos, protegendo o dinheiro de furtos e extravios.

É possível encontrar gaveta de dinheiro em diferentes modelos. Existem gavetas manuais, automáticas, com abertura vertical ou horizontal. Também existem modelos de checkout com gaveta de dinheiro embutida, sendo uma opção talvez mais econômica, para quem não quer comprar os dois equipamentos separadamente.

7. Balança de checkout

Sendo fabricada para ser integrada ao caixa, a balança de checkout tem uma função importante no atendimento. Ela serve para pesar frutas, verduras, carnes, pães diretamente no caixa dispensando um profissional específico para esta função em cada setor.

Estabelecimentos que possuem checkout com balança contam com certas vantagens: Havendo uma balança em cada caixa, o supermercado agiliza o atendimento na fila de espera. Além disso, diminui custos operacionais, pois não será necessário ter um funcionário dedicado a pesagem das mercadorias.

Monte seu supermercado e comece a vender!

Nesse artigo, você conheceu uma lista de equipamentos para supermercado, especialmente feita para a boca do caixa, mas talvez queira saber mais. Quer conhecer outros equipamentos essenciais para organizar todo seu ponto de venda? Leia o nosso artigo: Equipamentos necessários para montar um minimercado.

Conteúdo Relacionado


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *