Entenda o que é mercearia, minimercado e supermercado (e saiba o que montar)


Você quer entender o que é mercearia, minimercado e supermercado? Se respondeu que sim, imagino que você queira conhecer as principais diferenças que existem entre eles. Você quer montar um mercado, mas não sabe o que deve abrir.

É natural que essa confusão exista, afinal esses comércios possuem pontos em comum. Todos trabalham com a venda de alimentos, bebidas, itens domésticos e produtos de higiene. Além disso, focam em vender para uma determinada região.

Neste artigo, vamos mostrar as diferenças que existem entre eles. Também daremos dicas sobre qual é o melhor negócio para você abrir, considerando alguns pontos importantes. Ou seja, continue lendo que vem mais conteúdo pela frente!

O que é mercearia?

As mercearias são pequenos comércios. Seu foco principal é comercializar alimentos de grande consumo, como arroz, feijão e óleo. Algumas chegam a vender mercadorias complementares, como produtos de limpeza e itens domésticos.

Nesse ponto, é importante destacar algo importante. As mercearias geralmente não possuem departamentos, como um setor para as frutas, um setor para a carne e um setor para as bebidas. Tudo é vendido em um único espaço, podendo ser de 50 ou 100m².

Em algumas cidades do Brasil, as mercearias são chamadas de venda (como a “Venda do seu Manoel”). Isso se deve ao fato desse estabelecimento ser administrado pelo próprio dono, que geralmente é conhecido no bairro e vende a prazo.

O que é minimercado?

Em 2015, o Sebrae publicou um estudo chamado “Pesquisa Minimercados no Brasil“. Ele traz dados que descrevem as principais características desse tipo de comércio.

Segundo esse estudo, os minimercados são negócios de pequeno porte. Eles podem ter até 300 m² e até 4 checkouts. Alguns chegam a gerar até 4 milhões de faturamento anual. Muitos possuem um pequeno setor de padaria, hortifrúti e açougue.

Analisando esses dados, fica mais fácil para entender o que é um minimercado e o que é mercearia. Como você percebe, um minimercado é um pouco maior, gera um lucro superior e conta com funcionários. Sem contar que alguns possuem serviço de entrega.

O que é um supermercado?

A principal característica de um supermercado e que ele é bem maior do que um minimercado e uma mercearia. Supermercados costumam possuir lojas com mais de 350 m².

Outra diferença é que um supermercado é organizado em grandes seções. Existe um setor para cada tipo de produto. Por exemplo, existe uma seção para as bebidas, para as carnes e uma para os produtos de beleza (e assim por diante).

Também existem outras diferenças. Supermercados podem possuir uma rede de lojas próprias. Além disso, costumam investir muito em divulgação. Sem contar que possuem diversos funcionários, um mix de produto bastante diversificado e várias formas de pagamento.


Qual é o melhor comércio para você abrir?

Agora você quer saber qual comércio deve montar? Afinal, você acabou de entender o que é mercearia, minimercado e supermercado.

Se assim for, aqui está a resposta: considere o investimento de cada um. Se você tiver pouco dinheiro, o ideal é começar com um negócio menor, como uma mercearia ou um minimercado. Eles envolvem menos custos em relação à abertura de um supermercado médio.

Se você precisa de ajuda nessa parte, temos um artigo que mostra como montar um minimercado com pouco dinheiro. Clique aqui e faça essa leitura!

Conteúdo Relacionado


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *