Entenda o que é automação comercial em supermercados


Você conhece a importância da automação comercial para seu supermercado? Ela é uma maneira eficiente de agilizar as atividades do ponto de venda. Além disso, automatizando certos processos em seu supermercado, você pode reduzir custos operacionais. Acompanhe esse artigo para saber mais sobre esse assunto!

O que é Automação comercial?

O termo significa automatizar os processos operacionais dentro de uma empresa. Essa automação ocorre por meio de tecnologias que permitem facilitar a rotina do ponto de venda e agilizar o trabalho dos funcionários, trocando atividades manuais por processos automáticos.

A gaveta de dinheiro automática é um exemplo comum de automação comercial em supermercados. Assim que o pagamento é feito no caixa, ela é aberta automaticamente para o operador retirar o troco. Ou seja: o atendente não precisa gastar tempo fazendo esse trabalho manualmente.

Quais as vantagens da automação comercial para o supermercado?

A automação comercial traz uma série de vantagens para o supermercado, sendo as principais:

Redução nos custos operacionais

Se você tem supermercado, precisa controlar as vendas realizadas por cartão, correto? É preciso contabilizar as vendas realizadas ao longo do dia, conferir o tanto de taxa descontada e saber quanto foi seu lucro.

Mas você não precisa de funcionário fazendo isso em seu lugar. Por meio de um software específico, é possível fazer isso automaticamente, sem precisar de um profissional dedicado a essa atividade. Ou seja: um custo fixo a menos para seu supermercado, pois não será preciso contratar mão de obra.

Agilidade na gestão do estoque

O controle de estoque é outra atividade importante para lucratividade do seu supermercado. Afinal, você precisa ter produto disponível para oferecer ao cliente e garantir a venda. Para isso, é preciso acompanhar a rotina do ponto de venda e conferir quais produtos estão tendo maior saída.

A vantagem de contar com um sistema de gestão é poder fazer isso automaticamente, no momento da venda. Depois o sistema fornece um relatório preciso com todas as vendas feitas, por categoria e marca de produto. Dessa forma, você consegue saber, rapidamente,  o que precisa comprar para seu estoque.

Como trazer a automação comercial para seu supermercado?

Automatizar as atividades manuais em um supermercado, acredite,  não é uma tarefa simples. Dependendo do tamanho do ponto de venda, isso pode envolver um trabalho um pouco mais complexo. Mas para você ter uma noção, a seguir destacamos as principais etapas durante esse processo.

Instalar um sistema de gestão

O primeiro passo para automatizar os processos operacionais do seu supermercado é instalar um sistema de gestão. Isso envolve contar com um software para o registro de informações relacionadas a rotina do ponto de venda, como a quantidade de produtos vendidos. Ele serve para centralizar o armazenamento de dados e gerar relatórios.

Contar com um checkout

O checkout é um equipamento muito importante, pois permite a instalação das ferramentas de automação comercial. Alguns desses itens são a gaveta de dinheiro automática e  a impressora fiscal. Também tem o computador, um equipamento indispensável, pois permitirá a instalação de softwares de gestão).

Treinar seus funcionários

Além de automatizar seus processos, vai ser preciso treinar seus funcionários em relação aos novos equipamentos. Lembre-se que você precisa ensiná-los a registrar dados e gerar relatórios. E mostre que a tecnologia vai ser importante para facilitar e agilizar o trabalho deles.

Gostou do conteúdo?

E aí, gostou do nosso conteúdo e deseja receber outras dicas que vão te ajudar na rotina do seu supermercado? Se inscreva em nosso blog. Toda semana tem artigo novo e queremos manter você por dentro das nossas novidades. Aproveite para fazer isso agora! Que tal?

Conteúdo Relacionado


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *