É dono de um supermercado? Aprenda a conhecer seus clientes


Você sabe tudo sobre o público-alvo do seu supermercado? Seu público-alvo é composto pelo perfil daquelas pessoas que você deseja alcançar. Essas pessoas têm características parecidas em diversos aspectos, como na idade, no endereço residencial e na profissão.

Acontece que nem todo proprietário de supermercado sabe o máximo de informações sobre os clientes que ele atende. Alguns ainda não sabem claramente quais são as marcas e os itens que seus consumidores mais gostam de comparar e valorizar na hora da compra.

A seguir vamos compartilhar algumas dicas envolvendo análise de perfil de clientes.

Por que é importante conhecer seu público-alvo?

Quando você conhece bem seus consumidores, seu negócio começa a vender com mais facilidade. Isso se deve ao fato de você saber o que deve fazer e não fazer para deixar seus clientes satisfeitos. Assim, você dispõe da informação necessária para atrair consumidores e aumentar as vendas.

Também existem outros bons motivos para você se dedicar a conhecer as pessoas que compram no seu supermercado:

  • Ajuda fidelizar clientes: suponha que você saiba de onde vem a maior parte dos seus consumidores. Você saberá os nomes dos bairros onde deve divulgar suas ofertas para conseguir trazer os mesmos clientes de volta a sua loja.
  • Fica mais fácil para personalizar suas ofertas: quando você conhece os produtos, os preços e as marcas que mais atraem seus clientes, você aprende a criar ofertas com alta chance de agradar seu público-alvo;
  • Ajuda a atrair novos clientes: se você souber de onde vem a maior parte dos consumidores, você saberá os nomes dos bairros que tem menos alcançado. Assim, poderá criar campanhas de marketing para essas localidades.

Como conhecer seus consumidores?

Faça cadastro dos clientes

Contar com um sistema de cadastro, como um CRM ou um sistema para programa de fidelidade, é a maneira mais eficiente de coletar informações sobre o perfil dos seus consumidores. Com um bom sistema, é possível registrar CPF, endereço residencial, frequência de compra, entre outros detalhes.

Descubra os dias e os horários mais movimentados no ponto de venda

Outra dica para conhecer a fundo o comportamento dos clientes é analisar a frequência de compra deles. Por exemplo: diariamente observe o fluxo de pessoas no ponto de venda e identifique quais são os dias e os horários mais movimentados. Veja se esses dias são o início de mês, fim de semana ou datas comemorativas.

Pesquise sobre os produtos e as marcas mais vendidas na sua loja

Além de observar a frequência de compra dos clientes, observe os produtos de maior saída. Uma ideia é visitar às seções e notar as prateleiras que ficam vazia mais rapidamente. Outra sugestão é ficar de olho nas marcas dos itens mais comprados.

Considere as reclamações e os elogios dos compradores

Também é importante considerar as reclamações e os elogios dos clientes em relação ao seu supermercado. As queixas podem indicar algo que você precise melhorar nos serviços ou na organização da loja. Quanto aos elogios, eles servem para identificar o que aumenta a satisfação dos consumidores.

Quais as principais características do consumidor?

Todo consumidor de supermercado gosta de ser bem atendido. Nesse caso, um bom atendimento significa um atendimento caloroso e amigável. As pessoas preferem comprar em locais que costumam tratá-las bem e ajudá-las durante a compra.

Além do bom atendimento, os clientes gostam de receber descontos. Eles sempre estão pesquisando os preços dos produtos que costumam comprar em supermercados. Alguns usam as redes sociais para ficar por dentro das ofertas e dos preços baixos que determinados estabelecimento estão oferecendo.

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