Conheça um resumo da norma nr17 para operadores de checkout


Se você está na fase de montar seu supermercado, certamente já ouviu falar sobre a NR 17. Essa norma regulamentadora é importante na hora de comprar seu checkout, pois ela aponta se o equipamento foi fabricado adequadamente. É ela que vai garantir a segurança no ambiente de trabalho.

Afinal de contas, você sabe o que é a NR 17? Sabe porque ela é tão importante assim? Se você entende pouco sobre esse assunto, leia o artigo até o fim. Você vai conhecer um resumo da norma nr17 e tirar suas dúvidas de uma vez por todas!


O que é a NR 17?

A NR 17 é uma norma trabalhista que visa garantir uma condição de trabalho adequado para operadores de checkolt. Esse tipo de atividade envolve o manuseio constante de objetos pesados, e para que profissionais não fiquem com a saúde prejudicada, a NR 17 estabelece diretrizes específicas para as empresas.

A NR 17 deve ser aplicada em todos os negócios que utilizam checkout (ou caixa de supermercado) em suas atividades comerciais. Alguns segmentos que podemos destacar:

  • Supermercado;
  • Hipermercados;
  • Lojas;
  • Padarias;
  • Atacados;
  • Pequenos Mercados;
  • Mercearias.

Quem deve aplicar a NR 17?

Afinal, quem precisa aplicar a NR 17? Proprietários de empresas de autosserviço, que desenvolve suas atividades comerciais usando checkouts. Sua responsabilidade é comprar equipamentos que foram fabricados a partir dos padrões de qualidade e segurança da norma regulamentadora.

Além de fazer a compra de equipamentos adequados, os empregadores devem fazer um trabalho de informação sobre o uso dos checkouts. Isso implica em oferecer treinamento, para que funcionários saibam desempenhar o trabalho de forma saudável e segura. Esse treinamento envolve mostrar riscos envolvendo a  atividade e meios de prevenções contra doenças ocupacionais.

A capacitação deve ter duração mínima de 2 horas e deve ocorrer até um mês após a contratação do colaborador. Além disso, é preciso que haja uma reciclagem anual. Também é importante que o conteúdo técnico seja elaborado por  profissionais da área da saúde e da segurança do trabalho.

Quais as principais diretrizes da NR 17?

Além do treinamento, que é requisito obrigatório, a NR 17 tem outras exigências envolvendo a medida dos equipamentos, o ambiente de trabalho e a manipulação de mercadorias. Quer conhecer as principais diretrizes? Veja a seguir esse resumo da norma NR17:

  • A mobília deve garantir um espaço adequado para a circulação e a movimentação do empregado;
  • Necessário que haja apoio para os pés;
  • O empregador deve disponibilizar sistema de comunicação com pessoal de apoio e supervisão;
  • Quanto ao manuseio de mercadorias, não deve exigir força excessiva;
  • A empresa deve manter um ensacador a cada 3 checkouts em funcionamento;
  • Sobre o ambiente de trabalho, deve apresentar um número de checkouts compatível com o fluxo de clientes;
  • É proibido criar programas de recompensa baseado em número de mercadorias manipuladas.

Por que a NR 17 é importante?

Como vimos nesse resumo da norma nr17, seu objetivo principal é garantir melhores condições de trabalhos para o empregado. Por isso, a norma estabelece diretrizes importantes sobre como posicionar os checkouts na loja, como preparar os funcionários para a atividade, o padrão de equipamento a ser comprado…

Afinal, qual a diferença que a NR 17 fará em seu negócio? Você terá profissionais saudáveis, bem capacitados, e isso, influenciará positivamente no desempenho da sua equipe. O resultado não poderá ser outro: uma empresa mais produtiva , séria e um ambiente de trabalho motivador.

Nós, da Dallas, também temos essa preocupação com sua empresa. Por isso, comercializamos checkouts que seguem a NR 17. Fique à vontade para conhecer nossa loja virtual!

Um forte abraço e até mais!

Conteúdo Relacionado


1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *