Conheça a Importância das Cores no Layout de Supermercado


Você sabe qual é a importância das cores no layout de supermercado? Além de criarem uma identidade visual, elas despertam sensações, imagens e desejos. O laranja, por exemplo, lembra apetite e comida. Tons mais escuros podem transmitir uma imagem de supermercado moderno. É disso que o nosso artigo vai falar. Para entender mais esse assunto, continue lendo!


Cada cor tem seu significado

Para que as cores tenha um efeito positivo na organização do supermercado, é preciso conhecer os papeis que elas podem desempenhar. Isso significa imaginar os efeitos perceptivos e emocionais que elas possam trazer para dentro do ambiente. Dessa forma você saberá usar cada cor na situação mais adequada.

Isso você aprende com a psicologia das cores. Ela é uma disciplina científica que estuda as influências emocionais que as cores exercem sobre o comportamento do ser humano. A seguir você confere as principais ideias e sentimentos que cada cor costuma suscitar na mente das pessoas:

  • Vermelho: sugere vida, paixão e calor;
  • Laranja: lembra alegria, saúde e confiança;
  • Amarelo: transmite sentimentos de vida, esperança e jovialidade;
  • Verde: pode significar liberdade, raciocínio e generosidade;
  • Azul: representa algo frio, conhecimento e paz;
  • Branco: lembra limpeza, inocência e tranquilidade.

As cores como estratégia de negócio

As cores desempenha diversos papeis e objetivos na organização do empreendimento, como por exemplo:

  • Elas ajudam criar identidade visual e negócios que se distinguem da concorrência.
  • As cores também servem para enfatizar certos aspectos decorativos dentro do ambiente da loja e fazer os consumidores observarem esses pontos relevantes.
  • Elas podem comunicar uma ideia despertar lembranças ou sentimentos, gerar identificação ou levar a associações positivas.

Como as cores melhora o layout de supermercado

As cores desempenham diversos papeis no layout de supermercado. Confira os objetivos principais que você pode considerar:

Identifica corredores e seções

As cores podem servir para sinalizar a categoria de produto que existe em determinada seção. Por exemplo, o verde serve para destacar o setor de frutas e verduras no estabelecimento. Já o vermelho, serve para associar essa cor com o açougue. O branco lembra pureza e pode ser usado no setor de higiene.

Orienta e agrada o cliente dentro do estabelecimento

Associar cores as categorias de produtos ajuda o consumidor a identificar de imediato o ponto de cada setor dentro do supermercado. Cada vez mais o cliente preza pela agilidade, e usar as cores de forma organizada, vai ajudá-lo a não perder tempo durante a compra. Isso também é uma maneira de refletir nas necessidades e desejos dos consumidores de hoje em dia.

Destaca produtos nas prateleiras

As cores também servem para enfatizar os produtos nas prateleiras. Você pode colocar produtos em gôndolas que tenham uma cor diferente da mercadoria. Isso vai criar um contraste visual dentro da seção e dá mais destaque aos produtos. Por exemplo, coloque mercadorias de embalagem marrom em prateleiras amarelas. Mas pense em cores que se contrastam, como branco e preto, vermelho e laranja.

Permite elaborar cartazes promocionais bem chamativos

As cores também serve para confeccionar cartazes promocionais que vão ser usados dentro e fora do supermercado. Os cartazes são uma maneira atrativa de dizer ao consumidor novo que o supermercado tem ofertas imperdíveis. Aqui, cores quentes como amarelo, laranja, vermelho, ajudam destacar preço, tipo de produto e validade da promoção.

Ajuda decorar o estabelecimento em épocas comemorativas

As cores ajudam a decorar o supermercado de acordo com as datas comemorativas. Esses períodos costumam aquecer a economia no país. No natal, por exemplo, consumidores compram presentes e alimentos para as festas em família. Nesse contexto, as cores ajudam o supermercado a divulgar produtos e a vender um pouco mais.

Use o poder das cores!

Esse artigo mostrou porque você deve considerar a organização das cores no layout de supermercado. Você aprendeu que elas ajudam na identidade visual, orienta o cliente dentro da loja e complementa sua estratégia de vendas.

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