Como organizar um supermercado: dicas para organizar e montar seu açougue


O açougue é um dos setores mais importantes em um supermercado. Afinal, ele vende os produtos mais procurados pelos consumidores: as carnes. Por conta dessa demanda, o setor tem um papel fundamental na lucratividade do estabelecimento.

Se você busca ideias de como organizar um supermercado, esse artigo tem dicas de organização para o setor de açougue. Nele você vai  aprender as etapas mais importantes, desde a escolha do local até a exposição das carnes. Continue lendo para você saber que dicas são essas!


Organize o espaço

Se você não sabe como organizar um supermercado, ou não sabe por onde começar a organizar, comece pelo açougue. Antes de qual quer coisa, pense no local mais adequado para essa seção. Depois pense na organização do restante.

Afinal, em qual espaço do supermercado o açougue deve ficar? O ideal e o mais comum é montar seu açougue no fundo da loja. Mas isso tem um propósito: fazer o consumidor percorrer o supermercado e avistar outras mercadorias. Além da carne, ele pode ficar interessado em outro produto.

Monte a lista de equipamentos necessários

Na organização do açougue, os equipamentos têm uma função importante. Além de estruturar a seção, ajuda no bom atendimento ao cliente. Também permite a exposição e o armazenamento das carnes. E quais equipamentos são esses? Confira os principais:

  • Freezers;
  • Moedor industrial de carne;
  • Câmera refrigerada;
  • Serra para cortar carnes congeladas;
  • Picador e amaciador de carnes;
  • Balança de carne com etiquetadora;
  • Mesa de corte;
  • Utensílios de cozinha em geral.

Tenha profissionais capacitados em seu açougue

Você também vai precisar de contratar mão de obra, para que ela fique no açougue atendendo a seus clientes. Pense em 1 ou 2 funcionários para selecionar e cortar as carnes. Um açougueiro e um profissional para atuar como ajudante já atende bem a essa necessidade.

Ainda que sejam profissionais experientes, não deixe de capacitá-los. Ensine aos novos funcionários sobre a importância do bom atendimento, compartilhando técnicas de relacionamento com o consumidor. Isso é fundamental para garantir o sucesso das vendas nesse setor.

Selecione as melhores carnes

Também selecione as melhores carnes para vender em seu açougue. Para isso, pense no hábito de compra e nas preferência dos consumidores. O brasileiro costuma comprar carne para diferentes finalidades: churrasco, almoço, etc. A seguir você confere os principais tipos de carne que não pode faltar em um setor de açougue:

  • Carnes bovinas (contrafilé, patinho, filé mignon, acém, alcatra…);
  • Carnes de frango (peito, coxa, asinhas,…);
  • Salsicha e linguiça;
  • Carne suína.

Adote boas práticas na exposição de carnes

Tenha cuidados especiais na hora de expor as carnes, pois o cliente tem um comportamento de compra muito influenciado pelo o que ele observa. Antes de levar um produto, o consumidor tende a verificar as condições do item desejado. Somente depois de ter certeza de que o produto tem a qualidade devida, ele segue no processo de compra.

Com o setor de açougue, o consumidor é ainda mais criterioso. Como as carnes são mercadorias perecíveis e manipuladas, o cliente se preocupa muito com a higiene. Por isso  você deve se concentrar em garantir carnes limpas, saldáveis, devidamente cortadas e bastante vermelhas, porque a cor indica saúde e qualidade.

Posicione prateleiras no local

Pense em colocar prateleiras no setor de açougue, isso pode trazer lucro adicional. Você pode expor produtos que tenham relação com o preparo da carne, como o carvão. Se o cliente estiver comprando carne para churrasco, provavelmente ele leve esse item complementar.

Não sabe como organizar prateleiras e dispor os produtos de maneira que chame a atenção dos clientes na loja? Temos um artigo com ideias de como organizar um supermercado nesse aspecto. Para acessar esse conteúdo, clique no título a seguir: Como organizar prateleiras de supermercado.

Conteúdo Relacionado


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *