Como organizar um hortifrúti no supermercado em 5 etapas fáceis de seguir


Se você está nesse artigo, significa que deseja saber como organizar um hortifrúti, certo? Isso é um bom sinal, pois mostra que você se preocupa com a organização do seu supermercado inteiro.

Por isso, vamos te ajudar. Aqui você vai encontrar os primeiros passos para montar o setor de frutas e verduras. São etapas fáceis de seguir, que vão desde a definição do local até a exposição das mercadorias. Leia e veja como organizar um hortifrúti!


1. Espaço

O primeiro passo é avaliar o local onde vai organizar essa seção. Isso significa pelo menos duas coisas:

  1. Definir, dentro do ponto de venda, o local certo para organizar o setor de frutas e verduras. Pense em organizar a seção em uma área perto do açougue. Ficando um pouco mais no fundo, você estimula o consumidor a caminhar dentro da loja e observar as demais mercadorias nas prateleiras.
  2. Analisar o tamanho do espaço. Por que esse detalhe é importante? Conhecendo o espaço disponível, você saberá o quanto de equipamento será preciso comprar para estruturar esse setor. Você também saberá a quantidade de mercadorias e o investimento necessários para montar seu hortifrúti.

2. Lista de equipamentos

Acredite, a lista de equipamentos tem um papel muito importante na organização do seu hortifrúti. Sem a quantidade necessária de equipamentos, seu supermercado não poderá garantir a exposição e a conservação de frutas, verduras e legumes.

Sobre os itens que devem compor a sua lista, eles servem para expor, empilhar e armazenar as mercadorias. Não sabe quais equipamentos são esses? Veja agora:

  • Bancas e vascas (servem para empilhar e expor frutas, verduras e legumes);
  • Balcões refrigerados (para expor folhas, frutas e verduras embaladas);
  • Gôndolas (são úteis para expor ovos e itens de mercearias);
  • Checkout com balança (importante para pesar as mercadorias na fila do caixa e cortar custos com mão de obra).

3. Mercadorias

Outra etapa, não menos importante, é a seleção dos itens que você irá vender no hortifrúti. Ou seja: você precisa saber quais são os principais tipos de frutas, verduras e legumes que não podem faltar em um setor como esse. Quer ficar por dentro  das mercadorias mais vendidas? Confira a lista abaixo:

  • Frutas (bananas, maçãs, laranjas, melancias, tomates…);
  • Verduras (alface, couve, brócolis…);
  • Legumes (batatas, chuchu, abobrinha, cenoura, pimentão…).

4. Fornecedor

Você já sabe onde encontrar fornecedores para manter seu hortifrúti abastecido? Frutas e verduras são alimentos que estragam facilmente, de tempos em tempos, você precisa contar com mercadorias novas e frescas para expor nas bancas.

Comprar no CEASA do seu Estado  pode ser uma boa opção. A vantagem de comprar no CEASA é que isso é um processo muito fácil. Qualquer empresa, inclusive supermercado, pode ter acesso ao local, pois ele é livre.

Outra ideia é encontrar produtores rurais que esteja localizado próximo de sua cidade. Talvez assim, você consiga pagar um pouco menos, pois estará comprando diretamente do produtor rural e terá a chance de negociar.

5. Cuidados na exposição de frutas, verduras e legumes.

Na hora de montar seu hortifrúti, é preciso ter alguns cuidados especiais com a exposição das frutas e verduras. Isso vai além de pensar na aparência ou na qualidade do fruto, embora seja também importante você se preocupar com isso.

Não faz ideia de que cuidados são esses? Saiba que eles estão relacionados diretamente com o modo de você expor as frutas e verduras em cima das bancas. Se não quiser errar nessa parte, siga as dicas a seguir:

1. Não jogue as verduras

Não jogue as  frutas e verduras aleatoriamente em cima da vasca (fruteira). Em vez de fazer isso, organize as mercadorias de uma forma mais decorativa. Por exemplo, deixe as frutas empilhadas, principalmente as laranjas. Outra ideia é enfileirar folhas e legumes.

2. Faça contrastes na decoração

Use as cores das frutas e verduras para criar contraste entre elas. Aproveite que há bastante fruta (cada uma com uma cor diferente) para organizá-las em cima da banca de uma maneira que possa chamar a atenção das pessoas que ali passarem. Por exemplo, laranjas perto do melão, melancias perto das maçãs, etc.

Gostou do conteúdo?

Agora você não tem mais dúvida de como organizar um hortifrúti. Se leu esse artigo até aqui, a prendeu os primeiros passos para montar esse setor no seu supermercado, como definir o espaço, planejar os equipamentos, entre outros.

Queremos saber se você gostaria de receber outros conteúdos tão úteis quanto esse que acabou de ler. E aí, deseja? Então se cadastre em nosso blog. Tendo seu e-mail aqui, vamos manter você por dentro de novos artigos. Aproveite esse  momento e faça isso agora!

Conteúdo Relacionado


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *