Como organizar prateleiras de supermercado: aprenda de uma vez por todas!


O consumidor quando vai ao um supermercado, ele passa boa parte do tempo caminhando entre as seções em busca de produtos para colocar no carrinho. Organizar as prateleiras de supermercado é a chance que você tem de fazer esse cliente observar as promoções e os produtos com mais facilidade. Mas para isso você precisa posicionar as gôndolas de maneira que promova esse contato visual.

Se você não sabe como organizar prateleiras de supermercado, as dicas desse artigo vão te ajudar. Você vai descobrir os melhores pontos para colocar as gôndolas. Também vai entender porque esses espaços podem influenciar no comportamento dos clientes durante a compra. Continue lendo!

Estabeleça objetivos na hora da organização

Quando for organizar as seções do seu supermercado, não distribua as prateleiras aleatoriamente. O ideal é que você faça essa organização visando alcançar certos objetivos de marketing. Por exemplo, você pode focar em:

  • Captar a atenção dos consumidores para marcas, preços, produtos e novidades no supermercado;
  • Gerar estímulos visuais e despertar o desejo de compra;
  • Proporcionar praticidade e conforto, para que o consumidor pegue os produtos de maneira fácil e ágil;
  • Chamar a atenção do cliente e lembrá-lo dos itens que ele planejou comprar, antes de sair de casa.

Posicione as prateleiras em pontos estratégicos

Entenda que supermercados trabalham com o autosserviço, onde o cliente é o grande responsável por achar o produto e escolher a marca. Ou seja, não há vendedores para apresentar mercadorias e persuadi-lo. Por isso, os produtos devem ser postos de modo que se vendam sozinhos, de forma natural.

Para isso, é necessário conhecer os pontos mais estratégicos dentro de um supermercado e posicionar as prateleiras nesses espaços. Existem 3 pontos estratégicos que você não pode ignorar:

Boca do caixa

Coloque prateleiras próximo ao caixa.

O caixa é o último momento do cliente no supermercado, após a compra. Essa região é sua última chance de vender mais um item para ele.

Enquanto espera ser atendido, ele pode avistar mais um produto e desejar levá-lo.

Entrada da loja

Você também deve colocar algumas prateleiras a uma certa distância da entrada da loja. Essas gôndolas vão servir para expor mercadorias que o seu cliente deve avistar assim que entrar no estabelecimento. Esses produtos podem ser itens promocionais ou ofertas do dia. Posicionar prateleiras na entrada da loja tende chamar a atenção dos novos consumidores.


Fundo do Supermercado

Existem produtos que você deve colocar no fundo da loja, para fazer o cliente caminhar dentro do supermercado e conhecer outras ofertas. Por isso, posicione prateleiras no fundo do estabelecimento, nelas vão ficar os produtos mais essenciais para o consumidor, como alimentos de primeira necessidade, carnes, bebidas…

Saiba mais!

Agora queremos saber se esse artigo te ajudou. Deu para ter uma ideia de como organizar prateleiras de supermercado corretamente? Compartilhe com a gente a sua experiência! Como você faz para organizar as prateleiras do seu supermercado?

Aqui no blog, temos outro artigo que ensina como organizar um mercado. Clique aqui e aprofunde seu conhecimento sobre o assunto!

Conteúdo Relacionado


1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *