Como montar um supermercado e escolher o ponto de venda ideal


Na hora de planejar o próprio negócio, todo empreendedor tem uma grande dúvida na cabeça: “Qual o melhor local pra abrir o meu estabelecimento?”. Quando encontra mais de uma opção, geralmente fica ainda mais confuso, não sabendo traçar um comparativo entre as alternativas e identificar o  ponto de venda que vai trazer mais retorno.

Se você vai montar um supermercado, certamente convive com essa mesma dúvida. Mas se ler esse artigo até o final, vai saber como montar um supermercado e escolher o ponto comercial mais adequado para ele. Organizamos os principais fatores que você deve levar em conta na hora da sua escolha.

Concorrência local

Fique a atento a concorrência que existe na região. Ou seja, faça uma pesquisa primeiro. Evite abrir uma estabelecimento praticamente do lado ou na frente de um mercado concorrente. Essa pratica não é bem vista no comércio varejista.

Mas não precisa ter medo de não dar certo, se a concorrência é aquecida nesse local. Você pode criar diferenciais competitivos, como um atendimento melhor, produtos com mais qualidade, e conseguir driblar esse fator. Sua maior preocupação deve ser agradar seu consumidor de maneira inesquecível. Assim ele volta a comprar em sua loja.

Visibilidade

A visibilidade que o ponto vai proporcionar a sua fachada é outro fator importante. De nada adianta ter um supermercado com preços baixos, se as pessoas não souberem que na região há um novo comercio. Se ninguém ficar sabendo do seu estabelecimento, consequentemente poucos vão comprar de você.

A visibilidade do ponto está relacionada a dois aspectos:

  1. O estabelecimento em si precisa ter uma aparência que indique que ali tem um supermercado a disposição dos consumidores;
  2. O supermercado não pode ficar localizado em fundo de rua ou muito atrás de edifícios que dificultem a visualização do ponto de venda.

Circulação de pessoas

Antes de abrir seu supermercado, pesquise também sobre o movimento de pessoas naquele local. Verifique se existe um bom volume de pessoas circulando por aquela região, diariamente. Evite locais excessivamente desertos, onde os consumidores tenham muito  medo de sair de casa.

Existem maneiras de você mapear o local e descobrir se ele recebe um bom fluxo de pessoas, toda semana. Você pode pesquisar se há escolas, bancos ou restaurantes por perto. Aproveite um dia de almoço para caminhar pelas ruas e coletar essas informações.

Tamanho do território

Também esteja atento ao tamanho da região onde você quer montar seu supermercado. Pesquise a quantidade de concorrentes no local e se certifique de que ali cabe mais um estabelecimento como o seu.

Lembre-se que você vai competir pela atenção dos mesmos consumidores. Se ali houver muita concorrência, pode se tornar mais difícil conseguir clientes, todos os dias. Talvez um bairro menor, com menos concorrentes, pode trazer mais retorno.

Perfil do público-alvo

Analise o perfil do seus futuros clientes e verifique se o bairro se encaixa com seu modelo de negócio. De nada adianta ter um supermercado com os preços certos, para os consumidores certos, mas no local errado.

Por exemplo, um bairro menos sofisticado pode representar o público mais adequado para quem pensa em montar um supermercado mais popular. Você precisa estar onde seu consumidor está. Se ele se enquadra na classe C, escolha um local onde vivam pessoas de mesmo perfil socioeconômico.

Pesquise, compare e decida

Escolher um ponto de venda não é uma tarefas simples, porque exige um tempo de reflexão primeiro. Você não pode se precipitar e acabar frustrando seus objetivos. Por isso, aconselhamos que você siga 3 passos:

  1. Pesquise entre 3 a 5 pontos comerciais;
  2. Trace um comparativo entre cada um deles, baseados nos fatores acima;
  3. Escolha o ponto de venda que mais atender suas necessidades.

Agora você sabe como montar um supermercado e definir o local da loja.

Se deseja aprender mais, se inscreva em nosso blog. Você vai receber conteúdos exclusivos. Até a próxima!

Conteúdo Relacionado


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *