Como montar um supermercado de sucesso


Atuar no setor de supermercados vai trazer resultados incríveis para você. Quer saber porque esse investimento empreendedor vale a pena?

  1. Você venderá produtos necessários para a rotina de qualquer pessoa. Isso significa clientes em sua loja todos os dias;
  2. Mercadinhos de bairro não demoram para conquistar clientes leais. Basta o estabelecimento ter um bom atendimento e local acessível.

Levando esses fatores em conta, fica claro que o retorno financeiro pode ser a curto prazo. Mas você precisa planejar seu negócio da forma certa. Assim, você tira proveito das vantagens acima.

Mas se você não sabe como montar um supermercado de sucesso, não se preocupe. O objetivo desse artigo é traçar um pequeno roteiro para guiar você nesse desafio. Confira o nosso passo a passo:

Defina o local de funcionamento

Você já decidiu aonde vai abrir seu supermercado? Considere que ninguém conhece sua loja ainda. Escolha um ponto que vai tornar seu negócio bastante visível. Existem bancos, escolas, restaurantes, hospitais, etc? Se o comércio dessa região é movimentado, significa que haverá pessoas passando em frente ao seu estabelecimento. Dessa forma, você conquista seus primeiros clientes.

Escolha um bom nome

Não sabe como montar um supermercado de sucesso? O segundo passo é escolher um bom nome para o estabelecimento. Mas não faça isso sem um plano específico. O nome ideal é aquele que posiciona o seu negócio na mente do consumidor. Para isso, precisa ser curto e comunicar uma mensagem. “Menor Preço”, por exemplo. É fácil de gravar esse nome, e ele passa a imagem de um supermercado econômico. Veja mais neste artigo com dicas de como escolher um bom nome.

 

Não esqueça o CNPJ e a licença de funcionamento

Antes de montar um supermercado, tire o CNPJ. É um documento que serve para identificar a atividade comercial da sua empresa e legalizá-la. Você pode tirar seu CNPJ na Junta Comercial do seu município. É bom contratar um contador para ajudar você nesse processo.
Em seguida, adquira a licença de funcionamento. Um supermercado comercializa e manipula alimentos, certo? São produtos que podem afetar a saúde humana. Por isso, você precisa receber o alvará da Vigilância sanitária, para iniciar as atividades. E para recebê-lo, vá ao órgão responsável do seu Estado e solicite uma visita técnica.

Escreva o plano de negócio

Você sabe o que é um plano de negócio? Basicamente, é um processo que vai orientar suas ações na organização do seu supermercado. A partir do plano, você irá estudar a concorrência, o perfil do público-alvo, a missão da empresa, o capital necessário, além dos produtos e serviços que vai oferecer. Neste artigo, saiba mais sobre o plano de negócio.

Encontre fornecedores que atuem como parceiros

O próximo passo para montar um supermercado de sucesso é a pesquisa de fornecedores. Você pode pesquisar fornecedores na internet, entrando em contato direto com fabricantes e frequentando feiras de negócios. Mas você sabe quais são os principais fornecedores para montar um supermercado?

1. Fornecedores de produtos

Aqui seus principais fornecedores são produtores rurais, atacadistas, fabricantes, distribuidores da indústria alimentícia, distribuidores de bebidas, Ceasas, entre outros. Antes de qualquer contrato, leve em conta se fornecedor cumpre prazos e oferece bons preços.

2. Fornecedores de equipamentos

Os equipamentos necessários para montar um supermercado são: caixa de supermercado com gaveta de dinheiro, balcão fiscal, prateleiras, além de refrigeradores. Mas priorize empresas que forneçam equipamentos modernos e que seguem as normas de segurança, principalmente a NR17.

Organize os produtos estrategicamente

Você sabia que a disposição dos produtos nas prateleiras influencia no comportamento do consumidor? Sim, é possível você fazer o cliente levar mais produtos do que havia planejado. Distribua bens de primeira necessidade no fundo. Dê destaque a produtos com preço quebrado. Coloque produtos a mostra para o cliente experimentar.

Administre seu empreendimento com eficiência

Não sabe o que fazer para administrar seu negócio com eficiência? Promova ações de marketing em mídias sociais e em serviços de carro de som. Tenha um contador para auxiliar você nos gastos, nos investimentos, no pagamento dos impostos. Recompense seus profissionais mais talentosos. Assim, você irá alavancar as vendas do supermercado.

Conclusão

Agora você já sabe como montar um supermercado de sucesso. Recapitulando o que escrevemos, você aprendeu:

• Definir um local estratégico;
• Escolher um bom nome
• Adquirir o CNPJ e a licença de funcionamento;
• Os tópicos principais de um plano de negócio;
• Identificar os melhores fornecedores;
• Organizar estrategicamente os produtos no interior da loja;
• Gerenciar o seu supermercado e melhorar seus resultados.

E aí, gostou do nosso artigo? Compartilhe o seu comentário logo abaixo!

Até mais!

Conteúdo Relacionado


1 comentário

  1. Enilton Nascimento Responder

    Bom dia!

    Em breve estarei ingressando no ramo de supermercado. Os artigos expostos estão sendo extremamente importantes e norteadores para este novo desafio.

    Que Deus continue abençoando a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *