Como fazer promoções em supermercado: 5 ideias para bombar nas vendas


A promoção é uma estratégia de venda que torna seu supermercado mais atrativo e rentável. Mas não basta apenas diminuir o preço e achar que o faturamento aumentará e os clientes virão, naturalmente. Você precisa usar as melhores táticas e se planejar antes.

Se você não sabe como fazer promoções em um supermercado, esse artigo vai te ajudar. Você vai conhecer 5 ideias promocionais que vão turbinar suas vendas.

Primeiro, queremos chamar sua atenção para a importância de um bom planejamento financeiro.

Faça um planejamento para não prejudicar a receita

Como você vai tocar na sua tabela de preços, cuidado para não prejudicar seu capital de giro e o faturamento mensal. Do que adianta criar uma promoção, vender bastante, mas afetar sua margem de lucro? Aqui vão algumas dicas para você ficar atento quanto a isso:

  • Verifique seu orçamento e calcule o porcentual dentro do qual você pode criar promoções;
  • Saiba quais produtos que, uma vez colocados em promoção, não vão tirar o equilíbrio financeiro;
  • Defina um prazo para a oferta, sempre levando em conta seu capital de e giro;
    Disponibilize uma verba para criar campanhas que vão divulgar sua promoção;
  • Use ferramentas para medir quais promoções trouxeram mais lucro e clientes para o supermercado, uma planilha, por exemplo.

 

Conheça 5 ideias para alavancar suas vendas

Você tem um supermercado, quer criar promoções e multiplicar suas vendas, mas não sabe por onde começar? Separamos 5 ideias para você colocar em prática e ver os primeiros resultados em um curto tempo. Confira e saiba como fazer promoções em um supermercado, hoje mesmo!

1. Diminuir o preço dos produtos das seções mais visitadas

Em um supermercado, as seções mais frequentadas pelos clientes são o açougue e o alimentício. Criar promoções específicas para carnes, arroz, feijão, frutas e verduras é uma tática que chama a atenção dos clientes. São mercadorias que, quando entram em promoção, eles compram logo.

2. Criar promoções semanais

Separe um dia específico para fazer uma mesma promoção semanalmente. O ideal é que você escolha aqueles dias que têm mais fluxo de clientes. Siga a dica anterior e faça esse tipo de promoção nas seções mais visitadas. Aqui vão algumas sugestões:

  • Segunda da Família (dia dos itens e das mercadorias para a casa);
  • Terça da Carne;
  • Quarta Verde (dia da verdura e frutas);
  • Quinta da Padaria Maluca;
  • Sexta da Bebida.

3. Usar o compre mais, pague menos

Clientes adoram pagar menos quando compram em maior volume. Utilize a estratégia do “compre 2, leve 3”, para fidelizar os clientes. Na hora de criar essa oferta, pense naqueles produtos que o consumidor sempre compra mais de uma unidade.

4. Oferecer entrega grátis a partir de um determinado valor

Como supermercados prestam serviços de entrega a domicílio, crie uma promoção com esse serviço. Ofereça ao cliente a oportunidade de receber sua compra em casa, gratuitamente, se ele comprar a partir de um certo valor. Você aumenta o valor da compra do consumidor e cresce o lucro do negócio.

5. Aproveitar os períodos sazonais

Existem datas no ano em que o consumidor tende a comprar mais. São períodos nos quais o mercado fica mais movimentado, como nos dia das mães, natal, etc. Aproveite essas épocas para criar ofertas exclusivas, assim você torna seu supermercado mais fácil de ser achado pelos clientes.

 

Não ignorar os pequenos descontos

Pequenos descontos são uma maneira eficaz de fidelizar os clientes mais antigos. Quando você resolve oferecê-los, o seu consumidor sai satisfeito e tende a voltar. Afinal, as pessoas adoram comprar em estabelecimentos que dão descontos aos seus clientes mais leais.

O que você achou desse conteúdo? Agora você já sabe como fazer promoções em supermercado. Te desejamos sucesso nas vendas. Mas se você já tem experiência com essa estratégia, compartilhe outro tipo de promoção conosco.Seu comentário é sempre bem-vindo!

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