Como fazer controle de estoque: 7 dicas indispensáveis para supermercados


Você sabe porque é tão importante fazer uma organização bem feita do seu estoque? Fazendo esse controle, você evita alguns prejuízos dentro do depósito, como  perdas de alimentos que estragam facilmente e furtos de pequenas mercadorias.

Se você não sabe como fazer controle de estoque no seu supermercado, leia esse artigo com atenção. Ele vai falar justamente sobre esse assunto. Listamos 7 dicas indispensáveis, que vão desde usar tecnologia até impulsionar as vendas dos produtos parados. Acompanhe!

 

1. Faça um inventário rotativo

Se você é dono de supermercado, certamente, já ouviu falar sobre inventário rotativo. Esse processo envolve a contagem regular de todas as mercadorias estocadas, podendo ser de um determinado setor ou de uma categoria específica.

Não sabe como fazer seu inventário? Em uma planilha, cadastre todos os produtos disponíveis. Destaque as categorias de produtos que devem ser checadas com mais frequência, por conta de alguns motivos, como facilidade para ser furtada. Também defina uma periodicidade para essa contagem.

 

2. Fiscalize o recebimento

Regularmente, o supermercado precisa colocar produtos novos no depósito. Há produtos que tem muita saída. E para não deixar a gôndola sem itens, e perder uma venda por conta disso, o supermercado precisa fazer a reposição do estoque.

Mas um detalhe: fique atento ao recebimento das mercadorias. Na mesma hora, fiscalize tudo, afim de verificar se tem produto danificado, mercadoria faltando, marca trocada, item vencido. Situações como essas podem trazer prejuízos financeiros e perdas significativas.

 

3. Use tecnologia na gestão

Por muito tempo, o controle de estoque foi feito manualmente. Muitos comerciantes e empresários tinham o hábito de usar caderno e caneta para registrar a movimentação das mercadorias. Inclusive, hoje em dia, muitos comerciantes ainda utilizam deste meio para controlar o seu estoque.

No entanto, o ideal é você usar um bom sistema de controle de estoque. A tecnologia vai otimizar seus esforços, tornando tudo mais simples, fácil e rápido. Sem falar na segurança e na organização das informações. Elas vão está bem protegidas, podendo ser acessadas a qual quer momento. Acredite, você saberá como fazer controle de estoque com muito mais eficiência.

 

4. Defina critérios de organização e otimização do espaço

Organizar o estoque de um supermercado é um desafio e tanto. Há uma vasta quantidade de produtos para ser armazenada. Além do volume, existe uma variedade de mercadorias, que nem sempre são poucas. Isso sem contar a dimensão do depósito, para saber se ele comporta todos os produtos.

Para facilitar essa organização, defina como o espaço do depósito deve ser utilizado. Estabeleça, por exemplo, critérios de ambiente e de temperatura para o armazenamento de determinados itens. Defina como as mercadorias devem ser agrupadas por categorias e por data de vencimento.

 

5. Monte seu estoque baseado na demanda do mercado

Todo ano, há períodos onde determinados produtos são mais procurados. No comércio varejista, isso é conhecido como sazonalidade. Um exemplo é o dia dos pais. No mês de agosto, muitas pessoas compram itens de presente com mais frequência do que ocorre em outros meses.

Na hora de gerenciar seu estoque, leve as datas comemorativas em conta. Tente prever a demanda e se antecipe em relação ao seu estoque. Mas compre uma quantidade de mercadorias baseada nas suas vendas do ano anterior, assim você evita comprar em excesso, ficando com produto sem giro no fim do mês.

 

6. Treine uma equipe para cuidar do estoque

Fazer um bom controle de estoque envolve uma série de atividades. Para que não ocorram prejuízos nas vendas, é preciso checar se tem produto faltando, encomendar mercadorias com o fornecedor, registrar a entrada e a saída de produtos, fazer a reposição de categorias, entre outras atividades.

Uma maneira de tornar isso menos cansativo para você é ter uma equipe dedicada à essa gestão. Nessa hora, escolha as pessoas certas e compartilhe tarefas, descrevendo a responsabilidade de cada uma delas no controle do estoque do seu supermercado.

 

7. Impulsione a venda dos produtos parados

Dentro do estoque de um supermercado, sempre há aquela marca ou aquela categoria de produtos menos vendida. Isso é normal, pois o consumidor tem o hábito de comprar certos itens com muito mais frequência e outros ocasionalmente. Outro ponto é a preferência dele em relação a determinadas marcas.

Para não perder mercadorias por conta disso, promova os produtos parados. Uma ideia é usar esses itens para criar descontos e ofertas promocionais. Isso vai impulsionar as vendas, pois o consumidor não gosta de perder a chance de economizar na hora da compra.

 

Gostou do conteúdo?

Agora você sabe como fazer controle de estoque no seu supermercado. Quer aprender mais? Se inscreva em nosso blog! Prometemos que vai deixar você por dentro dos próximos artigos. Aproveite e faça isso agora!

Conteúdo Relacionado


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *