Checkout de supermercado: o que você deve considerar antes de escolher o seu


Você sabia que existem alguns pontos que você deve observar na hora de escolher um checkout de supermercado? Por exemplo: você já pensou na quantidade de checkout que seria ideal para o tamanho do seu estabelecimento?

Primeiramente, o que vai definir o número de caixas necessário para seu ponto de venda, é o tamanho do seu estabelecimento. Se você estiver montando um supermercado pequeno, de 100m quadrados, por exemplo, 1 checkout apenas já pode dar conta dos seus clientes.

Mas existem outros pontos que você deve considerar. Vamos falar sobre eles neste texto. Fique atento!

Modelo

Vai comprar um checkout de supermercado? Então, considere o modelo antes de comprar o seu caixa. Além de  influenciar no preço, isso pode determinar outros fatores, como a qualidade, a eficiência e a sofisticação do equipamento. Por isso, observe os seguintes pontos na hora da escolha:

  • Design: pense em um modelo que tenha um conjunto de cores que combine com a identidade visual do seu supermercado, fato que irá reforçar a sua marca;
  • Suporte para automação comercial: veja se você precisa de um checkout mais moderno, com suportes para monitor e leitor;
  • Padrão da gaveta de dinheiro: que tipo de gaveta de dinheiro você gostaria de ter no seu checkout: uma gaveta de dinheiro automática ou manual?
  • Perfuração para balança: também considere se quer um equipamento com encaixe para balança embutida própria para checkout. Falamos detalhadamente sobre esse modelo neste artigo.

NR 17

Você sabe qual é a relação da NR 17 com a fabricação do checkout de supermercado? Além da norma estabelecer as  condições de trabalho em que os operadores de caixa devem atuar, ela define os aspectos  ergonômicos que não podem faltar em um checkout.

Você também deve considerar esse detalhe durante a compra do equipamento. Um caixa no padrão da NR 17 irá possibilitar uma condição de trabalho adequada para o seu operador. Embora todo checkout deva ser fabricado de acordo com a norma, não deixe de conferir se ele apresenta os seguintes aspectos ergonômicos:

  • Oferece conforto ao operador, tanto no trabalho sentado quanto nas atividades em pé;
  • Garante um espaço adequado para a colocação da cadeira;
  • Não tem quinas vivas ou rebarbas que possam ocasionar acidentes;
  • Facilita a movimentação do operador em diversas atividades, como na conferência das mercadorias.

Fornecedor

Também considere o perfil do fornecedor na hora de comprar um checkout de supermercado. Fique atento aos seguintes pontos:

  • Atendimento: a equipe de atendimento está preocupada com a sua necessidade? Eles precisam ser rápidos, responder suas dúvidas prontamente e oferecer o modelo de checkout que você deseja comprar;
  • Garantia do equipamento: o fornecedor oferece garantia? Esse benefício é importante para que você não fique no prejuízo caso o equipamento apresente algum defeito de fabricação;
  • Preço: qual é o preço do fornecedor? Saiba se ele vende o checkout a um custo menor, considerando a concorrência, se costuma oferecer desconto ou opção de parcelamento;

Conteúdo Relacionado


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *