As 4 melhores técnicas de merchandising para alavancar as vendas no supermercado


Se você é um supermercadista, certamente sabe o que são técnicas de merchandising. Ainda que saiba pouco sobre esse tema, é muito provável que você ouça falar muito dele, e entenda que envolve organização dos produtos no ponto de venda.

E de fato envolve. As técnicas de merchandising são maneiras de expor e organizar a parte visual de uma loja. Essa organização usa determinadas estratégias de marketing, como panfletagem interna e degustação de produtos,com o propósito de chamar atenção e influenciar o consumidor.

Nesse artigo, vamos falar sobre esse tema. Vamos apresentar algumas técnicas de merchandising para você melhorar as vendas no seu supermercado. São 4 técnicas poderosas. Por isso, continue a leitura!

 


1. Música no ponto de venda

Tocar uma música no ponto de venda pode influenciar o comportamento do consumidor. Uma música leve, por exemplo, produz sensação de tranquilidade. Ela pode diminuir o estresse e a pressa dos clientes, fazendo com que eles queiram circular por mais tempo dentro da loja. Quando isso acontece, eles acabam comprando mais.

Mas não coloque qualquer música nem toque aquela playlist de sua preferência, ok? O ideal é que você escolha uma lista de músicas, sejam elas instrumentais ou não, considerando o estilo do seus consumidores e a imagem de supermercado que você pretende passar. Por exemplo: um supermercado mais moderno, com um perfil de público mais jovem, pode tocar música pop.

 

2. Aromatização das seções

A aromatização da loja também está entre as melhores técnicas de merchandising para alavancar as vendas de um supermercado. Além do aroma chamar atenção dos consumidores, ele pode despertar o desejo de compra. Isso principalmente acontece se o cliente adorar o cheiro do produto. É quase certo que ele ficará com vontade de colocar esse item no carrinho.

Existem diversas maneiras de usar a aromatização no seu supermercado. Use a técnica principalmente nos setores de limpeza e cuidado pessoal. Também use a técnica para destacar uma nova marca. Aromatizar as prateleiras onde os novos produtos estão expostos vai ajudar na apresentação e divulgação desses itens.

 

3. Cartazes promocionais

Embora seja uma das técnicas de merchandising mais tradicionais do varejo, o uso de cartazes promocionais continua sendo importante. Afinal de contas, eles ajudam a destacar categorias de produtos, divulgar ofertas e chamar atenção dos clientes que estão circulando no ponto de venda.

Aqui estão 6 dicas para você que precisa criar cartazes promocionais atrativos:

  1. Utilize cores chamativas e que contrastam entre si, como o amarelo e o vermelho;
  2. Escreva as ofertas usando letras e números ampliados;
  3. Coloque imagens chamativas que tenham a ver com o produto da oferta;
  4. Decore seus cartazes considerando as datas e os eventos comemorativos do ano;
  5. Inove usando diferentes formatos de papel;
  6. Use algum programa online de criação de cartazes para supermercado, isso ajuda a padronizar e agilizar a criação desses materiais.

 

4. Cross-merchandising

Fazer cross-merchandising ajuda a impulsionar a venda de determinado item. Tendo em vista que a técnica envolve aproximar os produtos que se complementam na hora do consumo. Por exemplo: colocar o Molho de Tomate perto do Macarrão vai influenciar a venda do primeiro item. Quem compra macarrão, precisa de algum complemento.

Quer aprender a usar essa técnica? Aqui estão algumas dicas de como fazer cross-merchandising no seu supermercado:

  • Aproxime os produtos que podem ser complementares, como deixar o carvão perto do açougue (muita gente compra carne para fazer churrasco);
  • Faça essa aproximação por meio das prateleiras;
  • Também use displays ao lado das pontas de gôndolas para aproximar os produtos complementares.

 

Uma dica bônus

Temos mais uma dica para você. É uma dica extra. Essa dica é um convite para você ler nosso outro artigo que fala sobre merchandising.

Nesse segundo artigo, você aprenderá mais sobre esse tema. Você conhecerá o conceito e mais técnicas de merchandising, além de ver os surpreendentes benefícios dessa ferramenta. Para ler esse post, clique no link abaixo:

>> O que você precisa saber sobre merchandising no ponto de venda.

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