Abertura de supermercado: 4 dicas rápidas para definir o horário de funcionamento


Na hora de planejar a abertura de supermercado, é necessário considerar vários fatores. Entre os principais está a organização do horário de funcionamento. Afinal de contas, com um expediente bem organizado, é possível aumentar as vendas. Um exemplo disso é se o seu comércio funcionar aos feriados, uma estratégia que atrai mais clientes.

Quer saber mais sobre esse assunto? Se disse sim, continue lendo! Este artigo vai mostrar o que você deve analisar antes de definir o horário de funcionamento do seu supermercado. Existem aspectos importantes a ser olhados. Confira:

1. Veja o que diz a legislação sobre abertura de supermercado

Antes de abrir um supermercado, é muito importante considerar a legislação. Sabendo o que você pode fazer e não pode fazer, você tende a evitar multas, processos judiciais e problemas jurídicos.

Existem algumas leis que regulamentam o horário de funcionamento dos supermercados no país. Veja, por exemplo, se sua cidade tem alguma norma para o funcionamento aos domingos e feriados. A Súmula nº 645 , do STF, concede aos municípios o direito de definir o expediente de trabalhos dos supermercados.

2. Defina o momento de abrir e de fechar

Você também precisa definir o melhor horário de funcionamento para seu supermercado. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo:

  • Pesquise os horários dos mercados concorrentes;
  • Defina entre 10 e 12 horas de funcionamento, por exemplo;
  • Estabeleça horários diferentes para a semana, fim de semana e feriados.

3. Aproveite datas especiais e feriados para conquistar mais clientes

Em nosso calendário nacional, existem várias datas especiais. As As principais são as datas comemorativas, como Natal, Páscoa, Dias dos Pais e Ano Novo. Sem contar os feriados locais, que são muitos dependendo da região.

Não deixe de aproveitar essas datas para vender mais, pois elas aumentam a procura por vários produtos, como a páscoa que estimula a compra de chocolates. Para isso, sempre tenha um expediente especial nessas ocasiões. Uma dica é abrir o supermercado aos feriados e deixá-lo funcionando até mais tarde.


Ofereça informações sobre o horário de funcionamento do seu supermercado

É muito importante informar a seus clientes sobre os horários de funcionamento do seu supermercado. Se eles não souberem, podem acabar indo comprar na concorrência por pensarem que o seu comércio está fechado naquele momento. Como consequência, você deixará e vender e diminuirá seu lucro.

Existem várias maneiras de você oferecer informações sobre o funcionamento do seu supermercado. Você pode colocar esse detalhe nas suas divulgações, como empropagandas nas redes sociais, carros de som e panfletos. Sempre diga sobre o horário de abertura e fechamento. E, nos feriados e fim de semanas, diga se vai funcionar e até que horário.

Uma sugestão para receber mais dicas sobre abertura de supermercado

Gostaria de receber mais dicas que ajudem você a organizar seu ponto de venda?

Conteúdo Relacionado


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *