O que faz um consumidor desistir de uma compra, ou escolher um outro comércio para comprar? Nem sempre é o preço. Na maioria dos casos, pode ser o atendimento. O consumidor lembra onde foi mais bem atendido e decide retornar por conta disso.
O atendimento ajuda fidelizar clientes. 63% dos consumidores trocam de empresa por causa de um atendimento ruim. Um bom atendimento gera o marketing boca-a-boca e reforça positivamente a reputação do seu estabelecimento.
Esse artigo traz 4 táticas de atendimento para quem tem mini mercado. Aproveite o conteúdo para saber se você está cativando seus consumidores por meio de um atendimento diferenciado.
1. Identifique as situações que geram insatisfação e as evite
Todo consumidor tem uma maneira particular de avaliar um atendimento e concluir se deve prosseguir na compra. Existem clientes que desistem, mesmo depois de pegar o produto e dirigir-se ao caixa, por causa de uma insatisfação ocorrida durante o atendimento.
Descubra o que mais irrita seu consumidor e mantenha seu atendimento no padrão de qualidade que ele deseja. Geralmente clientes detestam:
- Ficar sem resposta por muito tempo;
- Esperar demasiadamente na fila do caixa de supermercado;
- Encontrar atendentes mal humorados e antipáticos;
2. Descubra as necessidades do seu cliente e seja fiel a elas
Pergunte ao consumidor o que ele procura em seu estabelecimento, e leve até ele o produto mais adequado possível. Às vezes, o consumidor é novo em sua loja e não consegue achar os produtos que ele está procurando.
Pratique o marketing de gentileza e ajude seu cliente a comprar o que ele exatamente deseja. Preste atenção no pedido e não confunda a marca ou o tipo de mercadoria. Ofereça o produto dentro da linha de preço que ele solicitou. Também entregue carnes e verduras com a pesagem correta.
3. Faça sua parte, mas envolva sua equipe nessa missão!
Você, o fundador do negócio, está comprometido com a excelência no atendimento ao cliente? A operadora de checkout, o açougueiro e todos de sua equipe compartilham dessa mesma visão?
Em um supermercado, o cliente deve ser o centro das atenções. As pessoas que trabalham com você precisam assumir esse zelo em relação aos consumidores, sejam novos ou antigos. Por isso, invista no treinamento dos seus funcionários. Tenha um negócio que proporcione satisfação ao cliente, em todos os níveis de contato com ele.
4. Esteja próximo do cliente e melhore seu serviço de atendimento
Conhecer o que seu cliente precisa ajuda a identificar o produto certo e aumenta a sua chance de vender par ele. Além dessa vantagem, entendendo o perfil do seus clientes, você consegue direcionar melhor as suas campanhas de marketing promocional. Aproveite essa proximidade com o consumidor para oferecer um atendimento mais personalizado.
Siga todas dicas desse artigo e tenha um supermercado mais competitivo.
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