3 dicas rápidas que ajudam a montar uma lista de produtos para mini mercado


Quer saber como montar uma lista de produtos para mini mercado? Faça uma boa pesquisa antes de sair comprando alimentos e bebidas em qualquer fornecedor. Conheça os produtos da concorrência, as mercadorias necessárias para cada seção e o que seu consumidor precisa de fato.

Se você não faz ideia de como fazer essa pesquisa, leia esse artigo até o final! Aqui tem 3 dicas rápidas que vão ajudar você a montar um mix de produtos capaz de diferenciar você do concorrente, além de ajudar atrair os clientes certos que seu supermercado precisa para ter lucratividade.

1. Analisar o supermercado concorrente

Analisar o supermercado concorrente ajuda você a organizar uma lista de produtos para mini mercado. Se seu público-alvo compra no seu concorrente, é um sinal de que ele tem produtos que você também pode vender para atrair as pessoas certas. Pesquisando isso, você descobre os itens que ele não vende e pode passar a vendê-los para se destacar.

E o que é importante saber em uma pesquisa como essa? Descubra principalmente quais são as mercadorias menos vendidas e as mais compradas no supermercado concorrente. Marcas disponíveis, preços, tipos de oferta, são outros detalhes que você também precisa observar para saber em quais pontos pode se diferenciar ainda mais.

2. Pensar nos produtos para cada seção

Ainda que seja de pequeno porte, um mini mercado costuma ser organizado por categorias de produtos. Essas categorias são chamadas de seções, por exemplo: açougue, padaria, hortifrúti, alimentos de primeira necessidade, etc.

Como vai montar uma lista de produtos para mini mercado, você precisa definir quais seções estarão em seu mini mercado e as principais mercadorias que devem compor cada uma. Isso significa se perguntar quais são os materiais que a papelaria deve vender, os tipos de carne que o açougue precisa encomendar e as marcas que o setor de beleza deve expor nas prateleiras.

3. Lembrar do seu consumidor

Pensar no perfil de consumidores que seu supermercado vai atender também ajuda a organizar seu mix de produtos. Conhecendo quem eles são, você evita incluir itens de baixa rotatividade e identifica os produtos certos que vão gerar lucratividade.

Quer saber como descobrir as preferências e o hábito de consumo do seu público-alvo? Faça uma pesquisa levantando dados para as perguntas abaixo:

  • Quais são os itens que compõem a cesta das pessoas que moram na região onde meu supermercado está localizado? Considere principalmente o perfil econômico desses consumidores, levando em conta se preferem itens mais básicos.
  • Quais são as marcas mais relevantes para meus consumidores? Descubra isso desde os alimentos até as bebidas.
  • Existem marcas menos famosas e com preços mais em conta que eles gostam de levar para economizar na compra? A cada produto, ofereça a marca principal e uma marca menor como segunda opção.

Monte a sua lista de produtos!

Embora pesquise  sobre os produtos dos concorrentes, as mercadorias para cada setor e o que seu cliente precisa de fato, será importante conhecer uma lista completa de produtos vendidos em qual quer supermercado. Isso inclui saber quais alimentos, bebidas, itens de limpeza exatamente comprar.

Quer conhecer uma vasta lista de produtos para mini mercado? Aqui no blog temos um artigo com todos esses detalhes e muito mais mercadorias que você precisa conhecer. Leia esse conteúdo agora: Definindo a lista de produtos para montar mercearia.

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