Saiba como otimizar o processo produtivo de uma padaria


Tornar uma padaria mais produtiva vai além de ter uma produção de pão mais rápida. Na verdade, isso significa manter seu negócio funcionando eficientemente em todos os aspectos. Isso inclui contar com uma equipe dedicada, ter um atendimento ágil, uma fabricação sem gargalos e sempre satisfazer (da melhor maneira) as necessidades do seu público-alvo.

Se quiser tornar sua padaria mais produtiva, consequentemente, mais rentável, você precisa investir em outras áreas do seu negócio. E você, a essa altura, está se perguntando como fazer isso? É sobre esse assunto ( como otimizar o processo produtivo de uma padaria) que esse artigo vai falar. Leia até o final.


Crie um clima de motivação

Funcionários motivados tendem a trabalhar com mais eficiência. Por isso, a motivação é um ingrediente importante para se ter uma padaria constantemente produtiva. Se você tiver uma equipe trabalhando feliz, ela vai atender melhor seus consumidores, além de ser mais ágil.

Mas afinal, como motivar seus funcionários? Comece melhorando seu relacionamento com eles. Recompense os profissionais mais dedicados. Diga que você está ali para ajudá-los a crescer profissionalmente. De vez em quando faça um elogio.

Mantenha sua equipe a par de tudo

Tem algum item faltando no estoque? Tem produto que precisa ser recolocado em alguma prateleira? A matéria-prima e as demais mercadorias já foram encomendadas? Atualize sua equipe sobre esses assuntos. Dessa maneira, você vai:

  1. Evitar que a produção atrase o por causa de uma matéria-prima que acabou;
  2. Evitar que o cliente deixe de comprar em sua padaria porque não encontrou o item que queria na prateleira.

O motivo é simples: todos vão está bem informados, por conta disso vão providenciar os itens necessários para manter a produção e as vendas em movimento.

Tenha uma boa organização

A organização é essencial no processo produtivo de uma padaria. Sem o hábito da  organização, você pode atrasar a remessa de pães e até perder clientes por isso.

Por tanto, seja organizado em todos os pontos do seu negócio. E como desenvolver esse costume? Comece não deixando a limpeza dos equipamentos e utensílios para o dia seguinte. Estimule sua equipe a fazer o mesmo. Também monte um cronograma de atividades a serem desenvolvidas em cada dia da semana. O importante é você se planejar com alguma antecedência.

Faça a manutenção dos equipamentos

Os equipamentos, juntamente com a mão de obra, representam grande parte do processo produtivo de uma padaria. Uma pequena falha pode repercutir no sistema inteiro, podendo atrasar a sua produção.

Para não passar por isso, mantenha seus equipamentos funcionando adequadamente. Uma hora antes da produção, verifique se tudo está no lugar. Periodicamente, confira se tem máquina ou equipamento precisando ser substituído. E quando puder, adquira maquinários que vão melhorar a sua produção.

Atualmente, como estão seus equipamentos? Precisa de novos? Ou está em busca de mobilhas adicionais para ampliar suas atividades? Fique a vontade para visitar a nossa loja virtual e conhecer alguns de nossos modelos.

Conteúdo Relacionado


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *