8 dicas rápidas para manter as finanças do seu supermercado em ordem


Você tem um supermercado e quer organizar melhor seu lucro e gastos? Você está no caminho certo. Saber gerenciar as finanças de um supermercado é o primeiro passo para garantir que esse negócio permaneça em funcionamento. Sem dinheiro em caixa, não tem como pagar funcionários, comprar mercadorias, investir em marketing, etc.

Este vai te ajudar a ter mais organização financeira. Reunimos 8 dicas valiosas, para você aplicá-las no dia a dia do seu supermercado.


1. Crie um planejamento financeiro

Você tem um planejamento financeiro? É um documento que descreve as suas metas de faturamento, a quantidade de recursos necessária para manter o supermercado funcionando. Se a resposta é não,  comece a se organizar nesse sentido. É importante que você saiba o quanto quer lucrar e o quanto precisa faturar. Tudo isso deve está registrado, para você acompanhar suas metas e avaliar se está atingindo cada uma delas.

2. Monitore seus gastos

Verifique o quanto você tem gastado e o quanto seu orçamento permite gastar. Observe se há diferença negativa, ou seja, se está gastando mais do que deveria. Pegue as folhas de pagamento, contas fixas e as dívidas com fornecedores, e veja se algum dos valores tem ultrapassado seu orçamento.

3. Reduza custos

Quanto você gasta na reposição de estoque? Quanto costuma pagar nas contas de luz, de água e de logística? Tente reduzir esses custos para sobrar mais dinheiro e gerar mais recursos para sustentar as operações do seu negócio. Comece a consumir menos energia, a encontrar fornecedores mais baratos, etc.

4. Encontre seu ponto de equilíbrio

Invista na sua força de venda para gerar uma receita que seja suficiente para pagar todas as despesas. Sem um bom faturamento, você fica sem recursos para extrair renda e pagar dívidas. Pense em estratégias que vão atrair mais clientes para seu supermercado. Para você ter boas ideias, leia esses dois artigos:

  1. Como criar promoções e aumentar as vendas;
  2. Como investir em publicidade e alcançar seu público-alvo.

5. Não retire dinheiro do capital de giro

O capital de giro é aquele recurso que você utiliza para sustentar o dia a dia do seu supermercado. Isso inclui o dinheiro que você reserva para pagar fornecedores e remunerar funcionários. Nunca use essa reserva em contas pessoais, você pode colocar o funcionamento da empresa em risco. As finanças de um supermercado são mais saudáveis quando se tem esse cuidado.

6. Registre o lucro do dia

Quanto dinheiro entrou no caixa naquele dia? Você precisa fazer esse registro em alguma planilha (ou em um software de gestão, se possível). Mas faça isso diariamente. Esses dados são importantes para saber se o seu negócio tem faturado o suficiente, se tem tido prejuízos grandes ou pequenos, entre outros detalhes.

7. Pague as dívidas até a data de vencimento

Evite atrasar o pagamento das contas empresariais. Isso pode virar um mau hábito em você. Nem sempre dá para prever o lucro de amanhã e você pode ficar sem dinheiro para quitar a dívida atrasada. Isso produz juros, ou seja, mais gastos, nesse caso, desnecessários.

8. Busque novos conhecimentos

Sabemos que a vida do empresário é bastante atarefada. Que nem sempre ele encontra tempo para se capacitar. Mas faça um esforço especial e aprenda mais sobre receita, capital de giro, custos e tudo relacionado as finanças de um supermercado.

Que tal você fazer isso agora mesmo? Aqui no blog, tem um conteúdo falando sobre o fluxo de caixa em supermercado. Você vai aprender a gerenciar essa ferramenta!

Conteúdo Relacionado


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *