Como montar uma padaria em 9 passos simples


O setor de panificação é um dos melhores para você abrir um negócio e conquistar seus primeiros clientes, rápido. Por mais que haja um número considerável de padarias em sua região, as pessoas sempre buscam comprar mais perto e prezam pela qualidade.

Se você abrir seu empreendimento em seu bairro, é muito provável que moradores mais próximos venham frequentar o local. Com um bom atendimento, você consegue fidelizá-los, facilmente.

Mas você sabe como abrir uma padaria? Alguns tramites devem ser seguidos e exige que você conheça uma série de etapas. A boa notícia é que esse artigo vai lhe mostrar o caminho de forma bem objetiva. Vamos direto ao assunto?


1. Esteja em um ponto estratégico

Leve em conta que a sua padaria é um comércio novo no bairro. moradores da região não a conhece, exceto seus vizinhos, amigos e parentes. Por isso, defina um local de fácil acesso e de grande circulação de pessoas. Pense em locais próximos a ponto de ônibus, avenidas, escolas, empresas, etc.

2. Acerte na escolha do nome

Não escolha o primeiro nome que vier a cabeça. Primeiro faça uma lista com 5 a 10 sugestões. Você pode encontrar uma opção mais criativa. E na hora de definir o nome campeão, que vença o mais curto. Neste artigo, você encontra 7 maneiras de criar um bom nome para seu negócio.

3. Resolva a parte legal

Para sua padaria funcionar, é preciso cumprir certos requisitos legais. Primeiro consiga o CNPJ, indo à Junta Comercial da sua cidade. O próximo passo é receber o alvará de funcionamento, emitido pela Agência Sanitária do seu Estado. Seu estabelecimento precisa de visita e aprovação técnica, antes de começar a vender alimentos.

4. Monte sua estrutura

Sem os equipamentos básicos, não tem como montar uma padaria, não é mesmo? Portanto, veja os equipamentos necessários para você produzir alimentos e organizar produtos. Por exemplo, fornos, armários para pães, assadeiras, prateleiras, fogão industrial, balança digital, refrigeradores, balcão caixa para atendimento, etc.

5. Coloque outros produtos à venda

Não foque em só vender pães, bolos, tortas e salgados. Embora seja uma padaria, ofereça outros produtos para aumentar seu faturamento. Comece com produtos de consumo geral, como leite, refrigerante, sucos, frios, queijos, etc.

6. Estude a necessidade de mão de obra

A quantidade ou a necessidade de funcionários vai depender do seu capital inicial e do tamanho da padaria. Se nesse primeiro momento, tiver condições para contratar funcionários, comece com dois atendentes e um padeiro, no mínimo. Se puder, envolva sua família nesse projeto.

7. Defina quem vai colocar a mão na massa

Defina quem vai fabricar o pão. Será você mesmo? Ou você prefere terceirizar esse serviço e ficar só com a parte de assar os pães? Sim isso é possível! Qual é se objetivo: criar um produto diferenciado ou agilizar seus processos de venda? Antes da definição, considere sua estratégia de negócio.

8. Planeje antes de começar

Antes de colocar a padaria para funcionar, estude seu público-alvo, a concorrência e as características da região. Recorra ao plano de negócio, ele possui um passo a passo que vai orientar você em cada pesquisa. O planejamento vai lhe ensinar como montar uma padaria, etapa por etapa.

9. Entenda como montar uma padaria e gerenciar sua produção

Aqui vão nossas últimas sugestões:

  • Fabrique o pão duas horas antes de cada remessa;
  • Faça sua remessa de pães frescos nos seguintes horários do dia: 5 h, 9 h, 12:20 h, 15:30 h, 17:30 h;
  • Ofereça um bom atendimento para fidelizar seus clientes.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Compartilhe conosco sua sugestão e experiência no assunto!



 

 

Conteúdo Relacionado


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *