Prevenção de perdas no Hortifrúti: conheça 6 maneiras eficientes de conservar frutas e verduras


Existem diversas maneiras de fazer a prevenção de perdas em um hortifrúti. Algumas delas são não misturar mercadoria boa com mercadoria estragada, apostar em um estoque com os itens mais procurados e colocar frutas e verduras em bancas limpas.

Quer saber mais sobre essas dicas além de outras? Neste texto, vamos compartilhar as 6 maneiras mais eficientes para conservar a durabilidade de frutas e hortaliças. Fique atento ao que vamos falar a seguir!

 

 

2. Descarte produtos estragados

Antes de fazer a reposição das frutas e verduras, verifique a qualidade das mercadorias do balcão. Veja se há frutas, verduras ou legumes com partes estragadas. Descarte esses alimentos, pois podem contaminar as demais mercadorias que estão em bom estado.

 

3. Tenha cuidado na hora da reposição

Sempre que fizer a reposição das mercadorias, seja ela diária ou semanal, tome alguns cuidados. Evite pegar as frutas, verduras e legumes de qualquer jeito. Também coloque cuidadosamente as mercadorias sobre a banca. Um descuido nessa hora pode amassar, perfurar ou estragar o produto.

 

4. Sempre faça a limpeza das bancas e vascas

Limpe as bancas antes de colocar as frutas e hortaliças. Verifique se há pedaços de mercadoria velha, folhas murchas, cascas de frutas ou qualquer pedacinho de sujeira. Fazendo isso, você evita que elas fiquem contaminadas e apodreçam rapidamente. Acredite, esta é uma dica valiosa para fazer uma boa prevenção de perdas no seu comércio.

 

5. Armazene hortaliças e frutas em temperatura adequada

Existem hortaliças e frutas (como morango e uva por exemplo) que são mais sensíveis ao calor. Quando armazenado em locais muito quentes, mercadorias assim tendem a amadurecer e estragar mais rapidamente. Nesse caso, use expositor refrigerado para fazer o armazenamento delas.

 

6. Use uma boa embalagem nos produtos.

A embalagem ajuda a conservar as mercadorias por diversos motivos. Há certas embalagens (como fio de PVC) que dificultam a contaminação por insetos e micro-organismos. Elas também facilitam o empilhamento, o manuseio e o transporte dos produtos. Além disso, evita que eles sejam amassados mais facilmente.

 

Você já faz uma boa prevenção de perdas?

Você também tem alguma dica de como fazer a prevenção de perdas em um hortifrúti? Se a resposta é sim, compartilhe sua dica conosco! É simples fazer isso. Você só precisa ver a estratégia que mais  tem funcionado com você e escrever sobre ela logo abaixo, na área de comentários. E já que está aqui, que tal fazer isso agora?

Conteúdo Relacionado


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *