Como arrumar um hortifrúti: dicas para a exposição de frutas e verduras


Você quer receber ideias de como arrumar um hortifrúti? Uma dica importante é você fazer a exposição correta de frutas e verduras. Existem cuidados que você precisa seguir, como embalar algumas mercadorias e arrumar as frutas de modo que haja contraste entre as cores.

Quer outras ideias de arrumação de mercadorias? Então, fique atento aos próximos parágrafos!

Cuide do aspecto das mercadorias

O aspecto das frutas e legumes é muito importante para as vendas do seu hortifrúti. Afinal, as pessoas costumam selecionar as mercadorias que têm a melhor aparência. Sem contar que o aspecto do fruto pode mostrar se ele está em boas condições para ser consumido ou não.

Por esse motivo, siga estas dicas que separamos para você ter ideia de como arrumar um hortifrúti corretamente:

  • Não exponha frutas e verduras perfuradas;
  • De vez em quando olhe a banca de frutas e de legumes e veja se tem alimentos estragados. Encontrando algum, o retire imediatamente;
  • Troque frutas e hortaliças murchas por mercadorias frescas;
  • Não jogue as mercadorias sobre a banca, isso pode amassá-las;
  • Molhe as folhagens, assim você evita que elas murchem rapidamente.

Limpe as bancas

Além de se importar com a aparência de frutas e verduras, se preocupe com o aspecto das bancas. As vezes ficam resíduos nessas áreas, e eles podem infectar as mercadorias novas, diminuindo a vida útil do fruto, ocasionando perdas para seu hortifrúti.

Para que se faça uma limpeza adequada, recomendamos algumas dicas. Por exemplo: examine as bancas e verifique se há pedaços de hortaliças, como talos e folhas velhas. Em seguida, retire os resíduos.

Mas, lembre-se de fazer isso toda vez que precisar colocar mercadorias frescas nas bancas e nos expositores.

Determine a arrumação das frutas

Você faz ideia de como deve arrumar as frutas no seu hortifrúti? Cada mercadoria deve ser arrumada adequadamente. Por exemplo, existem frutas que possuem maior resistência, portanto, podem ser empilhadas. Já frutas macias devem ser arrumadas de outro modo. Por isso, siga as dicas abaixo:

  • Laranjas e limão podem ser empilhados, mas evite o excesso de peso e volume;
  • Frutas como morango, pera e ameixa, devem ser colocadas em cestos macios ou em embalagens que não venham amassar a mercadoria;
  • As bananas, por serem firmes, podem ser penduradas em um expositor próprio para elas.

Faça a classificação das frutas e legumes

Outra dica de como arrumar um hortifrúti corretamente é pensar na classificação das mercadorias. Certamente, você já entrou em um hortifrúti, e percebeu que algumas mercadorias são postas em um canto, enquanto outras são colocadas em outra ponta.

Esse tipo de organização é muito importante para facilitar a arrumação do seu hortifrúti e a conservação das mercadorias. Afinal, existem mercadorias que, por serem mais pesadas, não podem ficar perto de alimentos macios. Por isso, faça o seguinte:

  • Agrupe mercadorias que possuem o casco mais resistente, como coco, melancia, e melão;
  • Reúna as folhagens, como alface, couve, salsinha e espinafre.
  • Coloque os legumes, como abobrinhas, pimentões, tomates e pepinos, na mesma área.

Compartilhe sua dica!

Agora queremos saber o que você achou deste artigo que trouxe dicas de como arrumar um hortifrúti. Gostaria de compartilhar alguma ideia de arrumação? Use a área de comentários para deixar a sua dica! Com certeza, ela irá ajudar os nossos leitores!

Conteúdo Relacionado


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *